Acervos foram contemplados na 3ª Edição do Prêmio de Modernização de Museus – Microprojetos.

o

Outubro 01

     O Centro de Referência Paulo Freire - CRPF, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e do Ministério da Cultura - MINC, vem dando continuidade ao Projeto contemplado na 3ª edição do Prêmio de Modernização de Museus 2014 – Microprojetos.


     Neste mês, foi cumprida mais uma etapa do projeto. Trata-se da disponibilização, no acervo digital de Paulo Freire, de documentos referentes à época que ele atuou como gestor à frente da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.


     Foram inseridos artigos, dissertações, teses, vídeos e fotografias que trazem importantes contribuições para pesquisadores que buscam referenciais na área de gestão educacional. Foram inseridos também documentos de outros estudiosos do educador.


     Em 1989, Paulo Freire tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo, maior cidade do Brasil. Durante seu mandato, fez um grande esforço na implementação de movimentos de alfabetização, de revisão curricular e empenhou-se na recuperação salarial dos professores. Também neste período, foi garantida a oportunidade de formação em serviço, o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos por meio da criação do Movimento de Alfabetização (MOVA-SP) e outros avanços.


     A experiência de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi registrada no livro a Educação na Cidade (1991), onde Freire reflete sobre a necessidade da mudança da “cara da escola”, a fim de que a “Escola Pública Popular” forme para a inclusão e a cidadania.

 

     Dando continuidade ao cumprimento das metas do projeto, foi lançado o repositório digital do educador Moacir Gadotti. Neste repositório foram inseridos fotografias, artigos, livros, vídeos e imagens de 34 itens museológicos como medalhas, placas, convites e faixas.


     Para ter acesso aos documentos é só navegar no acervo em http://www.gadotti.org.br.

Voltar para a Home

Cadastre-se