A disponibilização dos documentos dos Encontros Internacionais do Fórum Paulo Freire realizados de 1998 a 2012.

o

 Novembro 01


   O projeto Memórias do Patrono da Educação Brasileira, foi contemplado na 3ª edição do Prêmio de Modernização de Museus 2014 – Microprojetos. Com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e do Ministério da Cultura – MINC, o Centro de Referência cumpre mais uma etapa do projeto.


     Dentre as várias ações previstas no Plano de Trabalho do Projeto destacamos a disponibilização, no repositório digital de Freire, de documentos dos Encontros Internacionais do Fórum Paulo Freire realizados de 1998 a 2012.


     Os Encontros Internacionais do Fórum Paulo Freire consistem num espaço de estudo e atualização do legado de Paulo Freire e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos e pesquisas na perspectiva da filosofia freiriana. Estrutura-se em duas dimensões: presencialmente, nos encontros internacionais a cada biênio, e virtualmente, por meio de discussões na Internet.

 

     Além de suas especificidades temáticas, tratam-se, sobretudo, de um movimento na comunidade freiriana. Não é apenas em razão de uma memória histórica, a fim de recuperar e avaliar as quatro décadas dessa revolucionária filosofia educacional. É, sobretudo, pela necessidade pedagógica de retomar suas raízes, atualizando-as à luz dos novos desafios. Trata-se de, mais uma vez, refletir criticamente sobre uma das importantes lições deixadas pelo mestre Paulo Freire que, coerente com sua proposta, alertou aos que se identificam com sua práxis a respeito do perigo da mitificação e a necessidade de atualização e reinvenção de seu legado.


      Por esta razão o trabalho de divulgação dos resultados de cada Fórum necessitou de um trabalho minucioso de pesquisa sobre o que foi produzido sobre este evento e sua dimensão de transformação social no campo da educação.


       Para isto, foram feitas pesquisas de materiais já existentes nos arquivos do Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) e também na comunidade freiriana espalhada pelo mundo. Todos os itens documentais recebidos foram cuidadosamente analisados, verificando sua relevância no campo histórico e pedagógico, além de seu estado de conservação.


     Os itens obtidos variaram entre vídeos, cartas de princípios, relatórios que registraram todo o processo de organização do Fórum, anais e artigos apresentados durante a realização deste evento.


     Os documentos existentes no CRPF fazem parte do acervo em que o próprio Instituto Paulo Freire, juntamente da Unifreire (uma instituição, assim como o CRPF, mantida pelo Instituto Paulo Freire (IPF) e constituída por uma rede de pessoas e instituições freirianas de diversos países) já disponibilizam fisicamente, porém muitos desses ainda não tinham sido sistematizados e digitalizados adequadamente para ampliar o número de acessos de pessoas que se interessam por diversas temáticas que envolvem o legado freiriano.


     Com esse levantamento, sistematização e organização foi possível disponibilizar todas as edições do Fórum desde 1998 (primeiro ano de realização deste evento) até o ano de 2012, onde ainda não havia um registro completo das informações.

Voltar para a Home

Cadastre-se