Visitantes conheceram o Projeto Memórias do Patrono da Educação Brasileira, contemplado no Prêmio de Modernização de Museus.
o
O Centro de Referência Paulo Freire - CRPF participou da 10ª Primavera de Museus, que aconteceu entre os dias 19 e 25 de setembro com o tema Museus, Memória e Economia da Cultura.
O tema escolhido para este ano destacou o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável. Foram mais de 750 instituições inscritas e o Centro de Referência Paulo Freire teve o prazer de seu uma delas.
Para divulgar o evento, o CRPF elaborou vídeos que foram disponibilizados no Youtube e nas redes sociais do Instituto Paulo Freire, da Editora Paulo Freire e da Unifreire.
As pessoas que visitaram o acervo neste período tomaram conhecimento do Projeto Memórias do Patrono da Educação Brasileira, contemplado na 3ª Edição do Prêmio de Modernização de Museus – Microprojetos.
Uma das ações do projeto neste mês foi a troca das caixas de arquivo como medida preventiva dos documentos, além da higienização de todos os documentos do acervo, nova identificação das caixas e separação com papel neutro, aumentando a assim a conservação de documentos raros que são disponibilizados física e virtualmente.
O Projeto Memórias do Patrono da Educação Brasileira tem contribuído para a preservação e socialização dos acervos dos educadores Paulo Freire e Moacir Gadotti.