Diretores(as)
Angela Biz Antunes - Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982-FMU), Pedagogia (1985-PUC). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da Escola – Princípios e Propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (Ed,L, 2010), com Paulo Roberto Padilha. Foi professora efetiva das redes estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado no ensino fundamental, médio e cursos de suplência. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.
Janaina M. Abreu - Comunicadora Social, pós-graduada em Marketing (Instituto Metodista de Ensino Superior 1996 e 2016), é especialista e consultora em Comunicação para Terceiro Setor. Foi responsável pela coordenação editorial da revista ‘Almanaque Brasil de Cultura Popular’; coordenou a produção da itinerância da exposição ‘O Brasil Encantado de Monteiro Lobato’, que fez parte do Projeto Memória. É organizadora do livro ‘O Melhor do Almanaque Brasil’, Editora Positivo (2004). Foi editora e jornalista responsável da Revista Avisa Lá, publicação da Ong Instituto Avisa Lá; consultora em comunicação na assessoria do Programa Cultura Viva, do governo federal. É uma das organizadoras do e-book Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Editora Instituto Paulo Freire (2015). Desde 2019, é diretora de Comunicação do Instituto Paulo Freire, responsável pela comunicação institucional da Organização. É coordenadora de Comunicação dos cursos da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire e Editora responsável pela organização dos e-books dos cursos. Participou da coordenação geral do processo de construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (PEEDHSP) e coordenação do Eixo Educação e Mídia do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (2017-2018), além de representante da sociedade civil (Instituto Paulo Freire) no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos – Biênio 2018-2019.
Moacir Gadotti - É diretor fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo (1991). Livre docente na Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Mestre em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973). Licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Campinas e a Universidade Estadual de Campinas. Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Atualmente é presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade. Com destaque para: Pedagogia da Terra (2001), Educar para a sustentabilidade (2012), Boniteza de um sonho (2011), Os mestres de Rousseau (2004), Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Práxis (1995), História da Ideias Pedagógicas (1993), Escola Cidadã (1992), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Concepção dialética da educação (1983) e A Educação contra a educação (1981).
Paulo Roberto Padilha - Doutor e mestre em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP-2003 e 1998). Sua tese de doutorado intitula-se Currículo Intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. É pedagogo e bacharel em Ciências Contábeis. Possui também formação musical (violão erudito e popular) e teatral, tendo exercido atividades artísticas durante 15 anos. Foi professor efetivo da rede estadual de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado desde em cursos de suplência do ensino fundamental, cursos de magistério e, por 12 anos, como professor universitário em cursos de Pedagogia, pós-graduação Lato Sensu e diversas graduações e licenciaturas. É autor dos livros Planejamento dialógico: como construir o projeto-político-pedagógico da escola (Editora Cortez, 2001); Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação (Editora Cortez, 2004), Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural (Editora Cortez, 2007 e Ed,L, 2012); Município que Educa: múltiplos olhares (org), pela Ed,L (2010) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (Ed,L, 2010), com Ângela Antunes; Gravou os seguintes CDs musicais: “Educar em todos os cantos (2007), “Velho amigo (2013), e Amor com Paixão (2015). É diretor Pedagógico do Instituto Paulo Freire. Coordena cursos da EaD Freiriana. Realiza palestras sobre vida e obra de Paulo Freire, currículo, planejamento, educação em direitos humanos, qualidade sociocultural da educação, docência na perspectiva freiriana, entre outras, incluem sensibilizações e dinâmicas culturais com música ao vivo, trabalhando a superação das dicotomias razão-emoção, cultura-educação, educação-política, entre outras. Atualmente, é Diretor Pedagógica do Instituto Paulo Freire.