Consultores

 

Carlos Rodrigues Brandão

brandaoPossui graduação em Psicologia pela PUC-Rio, especialização em Educação pelo Centro Reginal de Educación Fundamental para La América Latina, mestrado em Antropologia pela UNB, doutorado em Ciências Sociais pela USP, pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Perugia e pós-doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela. Já lecionou em 12 universidades do Brasil, entre elas UnB, PUC-Rio, UFMG, USP, Unicamp e PUC/SP. Publicou ou auxiliou mais de 72 livros nas áreas de antropologia, educação, psicologia e geografia agrária. Especialista em educação rural e educação popular. Desenvolveu projetos de pesquisa em áreas como Ruralidades e Educação Rural em Goiás, Educação Ambiental e Biodiversidade, Catolicismo e Sociedade Brasileira, e, também, é pesquisador associado do Programa Educação para a cidadania Planetária. É professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa no Alto Médio São Francisco, Minas Gerais, onde são analisadas questões sociais e culturais das comunidades tradicionais desse local.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Genuíno Bordignon

genuinoMestre em Educação pelo Instituto Superior de Administração e Economia/FGV – RJ. Tem experiência profissional de magistério e direção de escolas no Município de Lages (SC), além de cargos de direção e/ou coordenação no MEC (CFE, Capes e FAE) e no IPEA. É professor aposentado (em 2006) da Universidade UnB, onde foi diretor eleito da Faculdade de Educação de 1998 a 2002. É membro do Conselho de Educação do Distrito Federal, desde 1999 e autor do livro Gestão da Educação no município: sistema, conselho e plano. (Editora Instituto Paulo Freire, 2009). 

Livros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Ladislau Dowbor

ladislauDoutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia; professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada; O Mosaico Partido: a economia além das equações; Tecnologias do Conhecimento: os Desafios da Educação, todos pela editora Vozes, além de O que Acontece com o Trabalho? (Ed. Senac) e co-organizador da coletânea Economia Social no Brasil (Ed. Senac). Seus numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponíveis no site http://dowbor.org.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Roberto da Silva

roberto-angPedagogo (UFMT, 1993), Mestre (USP, 1998), Doutor em Educação (USP, 2001) e Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação. É o editor da Coleção Pedagogia Social junto à Editora Expressão e Arte e participa do Conselho Editorial da Revista de Ciências da Educação (UNISAL) e de Cadernos de Pedagogia Social (Portugal). Organiza o Mestrado em Educação (MINTER Internacional em Angola) e convênios com Angola, Argentina e Alemanha. Organiza os Congressos Internacionais de Pedagogia Social (2006, 2008, 2010 e 2012) e as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social (16ª edição). Orientou 25 trabalho de Iniciação Científica, dois Trabalhos de Conclusão de Curso e 10 dissertações de Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Recebeu nove prêmios e duas homenagens. Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação em espaços não escolares, especialmente, abrigos, unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penitenciários. Coordena o GEPÊ Privação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade. Em Abril de 2010 foi eleito o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Social (ABRAPSocial).

Currículo Lattes

Sílvia Manfredi

silviaPossui graduação pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado pela University of Colorado (1974), mestrado pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado pela Universidade de São Paulo (1983) e pós-doutorado pela Universitá Degli Studi Brescia (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sindical, História,  Movimento Sindical.


Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações