Diretores

 

Ângela Antunes - Diretora Pedagógica

angela-antunes1

Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Pesquisa sobre gestão democrática da escola pública e sobre pedagogia da sustentabilidade, além de professora e assessora educacional. Licenciada em Letras (1982), Pedagoga (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da Escola – Princípios e Propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002). Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado no ensino fundamental, médio e cursos de suplência. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

 

Janaina Abreu - Diretora de Comunicação

janaina edlComunicadora Social, pós-graduada em Marketing (Instituto Metodista de Ensino Superior 1996 e 2016), é especialista e consultora em Comunicação para Terceiro Setor. Foi responsável pela coordenação editorial da revista ‘Almanaque Brasil de Cultura Popular’; coordenou a produção da itinerância da exposição ‘O Brasil Encantado de Monteiro Lobato’, que fez parte do Projeto Memória. É organizadora do livro ‘O Melhor do Almanaque Brasil’, Editora Positivo (2004). Foi editora e jornalista responsável da Revista Avisa Lá, publicação da Ong Instituto Avisa Lá; consultora em comunicação na assessoria do Programa Cultura Viva, do governo federal. É uma das organizadoras do e-book Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Editora Instituto Paulo Freire (2015). Desde 2019, é diretora de Comunicação do Instituto Paulo Freire, responsável pela comunicação institucional da Organização. É coordenadora de Comunicação dos cursos da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire e Editora responsável pela organização dos e-books dos cursos. Participou da coordenação geral do processo de construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (PEEDHSP) e coordenação do Eixo Educação e Mídia do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (2017-2018), além de representante da sociedade civil (Instituto Paulo Freire) no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos – Biênio 2018-2019.

Moacir Gadotti - Presidente de Honra

moacir-gadotteLivre docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Mestre em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973). Licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional, cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade. Atualmente é presidente de Honra do Instituto.


Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Paulo Roberto Padilha - Diretor Pedagógico

paulo-padilhaDoutor e mestre em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP-2003 e 1998). Sua tese de doutorado intitula-se Currículo Intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. É pedagogo e bacharel em Ciências Contábeis. Possui também formação musical (violão erudito e popular) e teatral, tendo exercido atividades artísticas durante 15 anos. Foi professor efetivo da rede estadual de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado desde em cursos de suplência do ensino fundamental, cursos de magistério e, há 12 anos, como professor universitário em cursos de Pedagogia, pós-graduação Lato Sensu e diversas graduações e licenciaturas. Atualmente é diretor Pedagógico do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações