Tecnologia da Informação e Comunicação / Programas e Projetos

O Instituto Paulo Freire entende que as tecnologias da informação e Comunicação desempenham um papel de destaque na sociedade da informação e do conhecimento, que ora vivemos. Nesta perspectiva, alinhado com os princípios do conhecimento livre, copyleft, licenças abertas, e em especial, do software livre, buscou contribuir para a transformação da realidade por meio de programas e projetos relacionados a esta área.

Os projetos perpassaram atividades na área de migração para software livre, digitalização de acervos, até a articulação e intervenção dos pontos de cultura.

Objetivos

  • Contribuir para a transformação da realidade social com o uso de tecnologias da informação e comunicação livres.
  • Realizar programas e projetos específicos do campo da tecnologia e da comunicação.

Público com o qual atuamos

Educadores (as), técnicos (as), gestores (as) e o público em geral.

Nunca, talvez, a frase quase feita – exercer o controle sobre a tecnologia e pô-la a serviço dos seres humanos – teve tanta urgência de virar fato quanto hoje, em defesa da liberdade mesma, sem a qual o sonho da democracia se esvai.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 68

 

Migração Institucional para Software Livre

Trata-se da migração de software do sistema operacional MS Windows para um sistema livre e do MS Office para um pacote livre. Uma 1ª fase contou com sensibilização/reflexão de natureza filosófico-política acerca do conceito de software livre, elaboração do plano de migração, encontro de avaliação deste plano e constituição da equipe de migração.

A 2ª fase tratou da construção de material didático acerca do programa de manipulação de imagens, instalação do pacote substituto do office nas máquinas com o sistema operacional MS Windows e realização de oficinas técnico-pedagógicas.

Na 3ª fase foi feita a desinstalação do MS Office e instalação do Mozilla Firefox/Thunderbird, além da construção de material didático acerca da distribuição sistema operacional livre. Por fim foi feita a desinstalação do MS Windows, realização de oficinas sobre o novo sistema operacional e instalação da nova versão nos desktops.

Participantes: 70 profissionais (pedagogos (as), historiadoras, filósofas, cientistas sociais, analista de sistemas, técnicos de suporte, gestor de TI etc).
Resultados: Formação dos profissionais acerca da perspectiva político-filosófica do conhecimento e uso de software livres. Migração de softwares proprietários para softwares livres.
Período: de 2005 a 2008.

Centro de Referência Brasil Nunca Mais

O Centro de Referência Virtual Brasil Nunca Mais reuniu e organizou conteúdos históricos da resistência ao regime militar de 1964 a 1985 no Brasil, contendo livros, textos, documentos, vídeos, áudios e imagens.

O projeto teve por objetivos: digitalizar o relatório Brasil Nunca Mais de 1985 na íntegra; publicar na internet o relatório digitalizado através do CRV - BNM  facilitando a pesquisa à distância; reunir um exemplar de cada fonte citada no relatório, compondo uma biblioteca; envolver Centros de Documentação e Acervos Pessoais coordenando os esforços de reunião e digitalização dos documentos no Armazém Memória e fazer o levantamento oral das suas vivências com os participantes do projeto BNM de 1979 a 1985.

Participantes: Acervo disponibilizado eletronicamente, não havendo possibilidade de identificar a quantidade de acessos.
Resultados: Digitalização e publicização do relatório “Brasil Nunca Mais”.
Abrangência: Realização de abrangência nacional.
Parceiros: Grupo Tortura Nunca Mais/SP e FINEP.
Período: 2006 .

Projeto de migração da Revista Viração

O IPF assessorou a Revista Viração no processo de migração para GNU/Linux. Trata-se de uma ONG que tem como missão fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano à comunicação e para a responsabilidade socioambiental.

Participantes: 20 colaboradores da Revista Viração.
Resultados: Implementação de servidor e migração das estações de trabalho para software livre.
Abrangência: Municipal (São Paulo - SP).
Parceiros: Revista Viração.
Período: 2009.

Pontão de Cultura Ponto por Ponto - Espaço de Comunicação
Compartilhada/ Le Monde Diplomatique


O Instituto Paulo Freire recebeu o título de Pontão de Cultura no final de 2008 para executar o Projeto “Pontos de Cultura Le Monde Diplomatique: uma nova iniciativa de comunicação”, com objetivos de contribuir e potencializar a expressão dos Pontos, bem como ampliar e fortalecer o debate de temas nacionais e internacionais de grande relevância, criando para isso, na edição brasileira do Le Monde Diplomatique – edição Internet, um conjunto de espaços de jornalismo cidadão e colaborativo, voltado especialmente a esse público e à promoção presencial e virtual de formações continuadas e participativas sobre os conceitos, técnicas e tecnologias da Comunicação Compartilhada.

Participantes: Participantes de 1.200 pontos de cultura de todas as regiões do país.
Resultados: 1 - Mapeamento em detalhes os Pontos de Cultura que atuam com Comunicação e os Pontos de Mídia Livre.
2 - Construção, com base neste mapeamento, a Rede Social de Le Monde Diplomatique (em plataforma Ning ou semelhante).
3 - Definição, em diálogo e com base no interesse dos Pontos de Cultura e dos Pontos de Mídia Livre, de um primeiro conjunto de temas de convergência.
4 - Investimento na Educação à Distância. Promover, no período de 12 (doze) meses, até 04 (quatro) (des)conferências virtuais que serão definidas em conjunto com os Pontos de Cultura e Pontos de Mídia Livre, sobre assuntos decisivos relacionados aos temas de convergência.
Este é o objetivo do projeto, como está colocado. Seria o caso de colocarmos notas de rodapé explicativas?
5 - Oferta de subsídios para que os Pontos de Cultura se transformem, nos locais em que atuam, em centros de debate de temas de grande relevância.
Abrangência: Internacional - conteúdo disponibilizado pela Internet.
Parceiros: Secretaria de Cidadania e Cultura do Ministério da Cultura.
Período: 2008 e 2009.