Educação e Cultura / Programas e Projetos

Os Programas e Projetos de Educação e Cultura buscam construir processos formativos com o objetivo de transformar a realidade, fortalecendo o ser humano enquanto sujeito histórico, sempre partindo do conhecimento profundo de seus contextos, práticas e experiências.

Vivências teórico-metodológicas em Círculos de Cultura (que permitem a leitura do mundo, o aprofundamento teórico e a elaboração de estratégias de ação), têm possibilitado a recriação permanente do legado de Paulo Freire por meio de formações presenciais e a distância, cursos, oficinas, jornadas, grupos de pesquisa e trabalho, encontros, intercâmbios, seminários, debates, campanhas e fóruns.

Redes e sistemas têm sido desenvolvidos como importantes ferramentas para a atuação, além de terem sido realizadas pesquisas e publicações que contribuem para a educação na perspectiva transformadora.

Objetivos

 

  • Promover uma ampla reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nos espaços educativos, envolvendo educandos, comunidade, professores, educadores populares e toda a comunidade  nessa reflexão e na transformação das práticas para que a qualidade sociocultural e socioambiental da educação seja socialmente referenciada.
  • Visa a oportunizar aprendizagens significativas à vida dos(as) educandos(as) e à autonomia de todos os sujeitos que participa do processo de ensino e de aprendizagem.

Público com o qual atuamos

Educadores, Educandos (crianças, adolescentes, jovens e adultos), trabalhadores da educação, gestores, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.

E é como seres transformadores e criadores que os homens, em suas permanentes relações com a realidade, produzem, não somente os bens materiais, as coisas sensíveis, os objetos, mas também as instituições sociais, suas ideias, suas concepções.
Através de sua permanente ação transformadora da realidade objetiva, os homens, simultaneamente, criam a história e se fazem seres histórico-sociais

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013 [1970], p. 128

 

Reorientação Curricular do Programa Osasco, Povo que Educa

O objetivo deste projeto foi construir um currículo inovador que oportunizasse aprendizagens significativas à vida dos(as) educandos(as) e à autonomia dos sujeitos, promovendo assim, uma Educação Cidadã, com qualidade social. O processo de reorientação curricular constituiu-se em importante movimento de construção coletiva. Um Grupo de Trabalho formado por professores, supervisores de ensino, membros do Observatório de Educação do Município, formadores do IPF e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, formulou uma proposta preliminar de texto que foi objeto de debate por todos os professores das escolas municipais de Osasco. As contribuições foram organizadas, analisadas e incorporadas ao texto que se consolidou como importante referência para o planejamento curricular da rede municipal.

Participantes: Equipe técnico-pedagógica da SE, Supervisores,Trio Gestor das Unidades Educacionais (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos), 6.000 professores da rede municipal de educação, Representantes dos/as alunos/as (crianças, adolescentes, jovens e adultos), Representantes dos funcionários administrativo e operacional das escolas, Representantes da comunidade escolar (pais, mães, responsáveis pelas crianças, familiares, movimentos sociais, ongs etc.), Educadores/as de Jovens e Adultos e monitores do MOVA-Osasco e Professores especialistas: Inglês, Educação Artística, Educação Física.

Abrangência: Município: Osasco.
Resultados: Participação de crianças e familiares na construção da proposta curricular, com destaque para as pré-conferências e conferência lúdica.
- Amplo debate da proposta curricular em construção: 20 horas de HTPC em todas as unidades educacionais, 2 paradas pedagógicas, 128 seminários de práticas da educação infantil e 112 encontros de formação continuada para professores das séries iniciais.
- Realização do I Encontro Internacional de Educação em 2010 com o tema “Educação para uma vida sustentável, educação como direito humano” e o II Encontro Internacional de Educação em 2011 cujo tema foi “Currículo do Povo que Educa”, ambos contando com a participação de todos os professores e gestores da rede municipal de educação, além de participantes e conferencistas de mais de 10 países.
Publicações: Capa do livro Reorientação Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Parceiros: Secretaria municipal de educação de Osasco: www.osasco.sp.gov.br.
Período: de 2010 a 2011.

      

Programa Eco-político-pedagógico no contexto do Programa Osasco, Povo que Educa

Tendo como objetivo a elaboração dos Projetos Eco-Políticos-Pedagógicos (PEPPs) de todas as escolas da rede municipal de educação, foi promovida ampla reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios a serem enfrentados pelas escolas, foram sistematizados os “sonhos”, definidas coletivamente prioridades e planejadas ações de cada segmento escolar.

A atualização dos PEPPs se deu de forma processual, articulando-os com as diretrizes da política educacional do município.

Por meio da realização da Leitura do Mundo, informações sobre a escola e a comunidade foram coletadas e discutidas com a coletividade. É importante destacar que o documento final foi sistematizado por grupos de trabalho constituídos nas unidades educacionais com representantes de todos os segmentos.

Participantes: Representantes da comunidade escolar (pais, mães, responsáveis pelas crianças, familiares movimentos sociais, ongs etc.) Representantes dos/as alunos/as (crianças, adolescentes, jovens e adultos) Trio Gestor das Unidades Educacionais (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos) 6.000 professores da rede municipal de educação. Educadores/as de Jovens e Adultos, Representantes do pessoal administrativo e operacional das escolas Equipe técnico-pedagógica da SE Supervisores.

Abrangência: Osasco.

Resultados: Todas as 136 unidades educacionais da rede municipal de educação atualizaram (ou construíram, no caso das unidades novas) os seus Projetos Eco-Político-Pedagógicos, de forma participativa e dialógica, resultando no comprometimento dos envolvidos em torná-los realidade.
Parceiros: Secretaria municipal de educação de Osasco e Projeto Escolinha do Futuro.
Período: de 2011 a 2012.

      

Exercício da cidadania desde a infância

Fortalecer o exercício da cidadania desde a infância é reconhecer a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, capazes de ler a realidade, de sugerir, de construir propostas e planejar ações para intervir no mundo, considerando sua condição peculiar de desenvolvimento. Podemos aprender, desde a infância, a ser cidadãos e cidadãs participativos.

Durante o desenvolvimento do projeto, centenas de crianças matriculadas nas escolas de Osasco participaram de encontros de formação com o intuito de se potencializar a participação. Os “Grupos Sementes”, constituídos por meio de eleições, com 20 crianças cada, participaram de encontros semanais de formação e desenvolveram atividades cujas temáticas incluíram a construção de princípios de convivência, estudos sobre formas de representação e diferentes canais de comunicação.

Participantes: Os “Grupos Sementes” foram formados, em média, por 2 grupos de 20 crianças de cada unidade educacional, um no período da manhã e o outro no período da tarde, alcançando cerca de 2.000 estudantes.
Abrangência: Município de Osasco.
Resultados:
- Melhoria das condições de exercício da cidadania desde a infância nas unidades educacionais.
- Ampliação da participação das crianças e adolescentes na gestão democrática das escolas.
- Criação de espaços para que as crianças contribuam na construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico das escolas.
- Maior divulgação, conhecimento e vivência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Carta da Terra.
Publicações: Gibi do Sementes.
Parceiros: Secretaria municipal de educação de Osasco e Projeto Escolinha do Futuro.
Período: de 2007 a 2012.

      

MOVA-Brasil

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado por Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil tem como finalidades a inclusão social e a garantia do direito humano à educação, a redução do analfabetismo no Brasil, a geração de trabalho e renda e, com isso, contribuir para a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), que busca mapear as situações significativas do contexto em que estão inseridos. Desse processo, surgem os Temas Geradores que orientam a escolha dos conteúdos.

Para garantir a qualidade social do Programa, realiza-se uma formação inicial e formações continuadas dos educadores(as) e coordenadores(as) ao longo do ano.

O projeto busca a parcerias de instituições locais para a oferta dos espaços de formação dos(as) educandos(as) e para a realização de atividades socioculturais.


Participantes: O projeto conta com um quadro de Coordenadores de Polo, Assistentes Pedagógicos, Auxiliares Administrativos, Coordenadores Locais e Monitores (alfabetizadores).
Abrangência: Nove Polos em 10 Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.Atualmente, núcleos e turmas em mais de 200 municípios.
Resultado: Mais de 200 mil educandos alfabetizados.
Publicações: Veja as publicações no site do projeto clicando aqui.
Sites e sistemas desenvolvidos: www.movabrasil.org.br
Parceiros: O MOVA-Brasil é desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF).
Período: 2003/2013 – 10 anos de MOVA-Brasil!