Assistência Social e Direitos Humanos / Programas e projetos

Os Programas e Projetos da Assistência Social e Direitos Humanos constituem-se em um processo de formação emancipatório com teorias e aprofundamentos teóricos e metodológicos com os diversos setores do setor público, da sociedade civil, ou pessoas em situação de vulnerabilidade social como os Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, guardas municipais, mulheres na prisão, membros do Conselho Tutelar.

Objetivos

Promover uma ampla reflexão sobre a prática do trabalho desenvolvido nos espaços institucionais que operam com a rede de proteção aos Direitos Humanos, envolvendo todos para repensar e transformar suas práticas cotidianas.

Público com o qual atuamos

Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, guardas municipais, mulheres na prisão, membros do Conselho Tutelar.

Por isto mesmo é que se impõe a necessidade de um conhecimento tanto quanto possível cada vez mais critico do momento histórico em que se dá a ação, da visão do mundo que tenham ou estejam tendo as massas populares, da percepção clara de qual seja a contradição principal e o principal aspecto da contradição que vive a sociedade, para se determinar o que e o como do testemunho.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013 [1970], p. 240-241.

 

Rede Socioassistencial de Campinas - SP

O projeto consiste, essencialmente, em atividades de formação e acompanhamento político-pedagógico das atividades desenvolvidas pelas duas equipes compostas pela Rede Socioassistencial de Campinas.

O objetivo é aprofundar as concepções que orientam a política nacional de assistência social, subsidiar a equipe para a reflexão e apropriação de conteúdos e estratégias que qualifiquem as ações desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e nos DAS e aprimorar o desempenho das funções de gestão e operação dos serviços contribuindo para o desenvolvimento de serviços de qualidade.

Participantes: Coordenação da Proteção Básica, coordenadores de DAS, representantes dos CRAS, representantes da Coordenadoria Setorial de Avaliação e controle - CSAC e representantes da Feac-Federação das Entidades Assistenciais de Campinas -  FEAC e Profissionais da Rede Socioassistencial do município de Campinas/SP.
Abrangência: Município de Campinas - SP
Resultados: 280 trabalhadores
Parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social de campinas e FEAC
Período: 2012, 2013 e 2014

    

 

Capacitação para trabalhadores do órgão Gestor, Unidades Estatais e da Rede
Socioassistencial do município de Franca

 

Imbuídos pela responsabilidade político-administrativa, o projeto prioriza a formação permanente de trabalhadores dos serviços da rede pública e privada, das proteções básicas e especiais. A intenção é fortalecer a função protetiva da família, sem ruptura de vínculos, potencializando o protagonismo e autonomia, o acesso à rede de proteção social e demais serviços setoriais, proporcionando reflexões, superação de vulnerabilidades sociais, prevenção de riscos pessoais e sociais e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento do protagonismo e autonomia.

Com formações iniciais e continuadas, busca-se estreitar o diálogo e as articulações entre os sujeitos e serviços que materializam a política de Assistência Social do município.


Participantes: Trabalhadores que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e na Política de Assistência Social.
Abrangência: Município de Franca - SP
Resultados: Construção do Plano Municipal da Assistência Social e Plano de Gestão Territorial
Publicações: Capa do Caderno de Formação
Parceiros: Ação Social de Franca
Período: Setembro de 2013 a julho de 2014

      

 

Mulheres da Paz e Protejo no Território Silvina
no município de São Bernardo do Campo - SP


Os projetos Mulheres da Paz e Protejo, no contexto do Programa Cidade de Paz, buscam dar respostas críticas e construtivas aos estigmas do preconceito de classe e de cor, visando a prevenção da violência. Os projetos objetivam empoderar e fortalecer o protagonismo dos jovens e das mulheres através de um percurso socioformativo com enfoque no exercício ativo da cidadania e na atuação comunitária, promovendo a convivência solidária, contribuindo para a transformação das relações comunitárias com interferência direta na dinâmica familiar e social, como estratégia de prevenção da violência.

Através das formações, temas como direitos humanos, segurança pública, violência doméstica e urbana, ética, cidadania e formação profissional serão abordados.

Participantes:
 50 mulheres e 75 jovens
Abrangência: Município de São Bernardo do Campo - SP
Resultados: O projeto visa capacitar essas mulheres e jovens como multiplicadores de uma cultura de paz para atuação na comunidade na construção e fortalecimento das redes sociais locais.
Parceiros: Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Período: Outubro de 2013 a março de 2015