Perguntas Frequentes

Veja abaixo respostas às perguntas que recebemos com maior frequência. Caso sua dúvida não seja solucionada, entre em contato conosco.

1. O IPF oferece cursos? Como posso fazer um curso pelo/no IPF?

Não realizamos projetos, cursos ou formações contratados diretamente por pessoas físicas. Os cursos oferecidos, inclusive na modalidade de educação a distância ou semi-presencial, são desenvolvidos a partir de demandas de órgãos governamentais, de editais a que concorremos e somos contemplados, de instituições e ou fundações de empresas com responsabilidade social que apoiam projetos sociais, de sindicatos que solicitam formação do Instituto Paulo Freire etc.

2. Como faço para participar do programa Cidadania Planetária?

As formações e demais ações promovidas pelos projetos realizados pelo Instituto Paulo Freire são dirigidas a grupos específicos, definidos por ocasião da elaboração dos projetos, segundo demandas apresentadas por nossos parceiros. Não há a possibilidade de incluirmos novos participantes ao longo do processo.

Entretanto, ações realizadas pelos diferentes projetos podem ser acompanhadas por meio deste portal, do facebook do IPF ou de publicações disponibilizadas gratuitamente para download.

 

3. Publicações ou cursos sobre ecopedagogia, quais sugerem?

“Pedagogia da Terra”, “Carta da Terra na Educação” e “Educar para a Sustentabilidade”, de Moacir Gadotti, são publicações que contribuem bastante com estudos sobre ecopedagogia. O livro “Ecopedagogia e Cidadania Planetária”, de Francisco Gutierrez e Cruz Prado, assim como o “Saber Cuidar: ética do humano e compaixão pela Terra”, de Leonardo Boff, são outras duas referências importantes no assunto. No livro “Currículo Intertranscultural” (Cortez, 2004), de Paulo Roberto Padilha, há também um capítulo dedicado especialmente à ecopedagogia.

O Instituto Paulo Freire, por meio da UniFreire, oferece cursos de Ecopedagogia quando há demanda específica de um grupo ou de uma Secretaria de Educação. Nesse caso, o IPF é contratado para realizar a formação e o público participante é definido pela instituição parceira. Em geral os cursos da UniFreire são desenvolvidos para grupos específicos, não sendo realizadas inscrições isoladas.

4. O poema “A Escola” é de autoria de Paulo Freire?

De acordo com os filhos de Paulo Freire, esse poema não foi escrito por ele e sim por uma educadora que estava assistindo a uma palestra dele. Com base no que ouvia, ela foi escrevendo o poema utilizando frases e ideias de Freire. No final da palestra aproximou-se dele e lhe entregou o papel, sem se identificar. Freire nunca publicou esse poema em nenhum de seus livros, embora suas ideias sobre a escola tenham sido captadas pela autora e traduzidas no poema. 

 

5. A citação "a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo" é de Paulo Freire?

Não. É de Carlos Rodrigues Brandão. A referência correta é: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Minha Casa o Mundo. Aparecida-SP: Ideias & Letras. 2008, p. 164.

 

6. O IPF atende visitantes? É preciso agendar a visita?

O Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) recebe estudantes, pesquisadores e pessoas que tenham interesse em conhecer a vida e/ou a obra do educador. O CRPF atende de 2ª a 6ª feira das 10h às 17h com entrada gratuita, tanto para visitas individuais como para grupos, limitados até 20 pessoas.

Para visitar o CRPF é necessário fazer o agendamento, enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Será enviado um formulário e após seu preenchimento e envio para a equipe do CRPF, será confirmada a visita.

 

7. Gostaria de trabalhar no IPF, como devo proceder?
Enviar currículo com dados gerais, formação, experiência profissional, incluindo, também, breve apresentação pessoal e especificando o tipo de trabalho que gostaria de realizar e as expectativas salariais. Enviar para o endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O seu currículo irá para o cadastro de currículos do IPF e, em havendo vagas, consultaremos o seu currículo.

O IPF periodicamente divulga a abertura de vagas, por meio do site (www.paulofreire.org) e do facebook (www.facebook.com/InstitutoPauloFreireIPF), por isso solicitamos, também, que acompanhe as notícias veiculadas nesses espaços. No nosso site há uma seção dedicada a isso: "Trabalhe conosco".

 

8. Gostaria de contratar um palestrante do IPF, como devo proceder?
Oferecer detalhes básicos como:
1. Tema da palestra
2. Local da palestra
3. Data
4. Público participante
5. Em se tratando de Congresso, Encontro, Seminário, especificar o objetivo geral do evento e os objetivos e expectativas em relação à palestra. Enviar para o endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

9. Gostaria de contratar o IPF para uma assessoria, cursos de formação etc. Como devo proceder?
Enviar solicitação para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., especificando detalhes.

 

10. O IPF detém os direitos autorais dos textos de Paulo Freire?
Não. O IPF não detém direitos autorais de textos de Paulo Freire.

 

11. Onde encontro e como posso utilizar uma foto de Paulo Freire?
Pesquise no “Repositório Digital Centro de Referência Paulo Freire”, disponível em acervo.paulofreire.org. Registre os códigos das fotos que deseja utilizar e envie-os para o Setor de Comunicação do Instituto Paulo Freire, por meio do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Receberá rapidamente retorno com as informações que necessita sobre a autorização das imagens solicitadas.