Saúde e Meio Ambiente / Redes, Sistemas e Portais

 

Portal Território Cidadão

O projeto Território Cidadão desenvolveu um processo de mobilização e formação de conselheiros municipais de meio ambiente, de modo a fortalecer a atuação dos mesmos nas ações de educação ambiental e de gestão ambiental compartilhada.

A criação desse portal eletrônico teve como objetivo favorecer a socialização de ações realizadas e informações identificadas no território de abrangência do projeto, compartilhar materiais e links de referência, além de publicizar produções do grupo ao longo da formação.

Como o projeto foi desenvolvido em três áreas diferentes da cidade de São Paulo, o portal eletrônico foi também um importante instrumento de interlocução entre os grupos, possibilitando que práticas desenvolvidas por um deles inspirasse os demais.

Link de acesso ao portal Território Cidadão: www.territoriocidadao.paulofreire.org

Rede Social do Programa Educação para a Cidadania Planetária

O Programa Educação para a Cidadania Planetária teve como objetivo desenvolver uma proposta curricular que contribuísse para a formação de cidadãos “planetários”, cidadãos comprometidos com a melhoria da realidade, para além do seu próprio território. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa participante, por um período de três anos, composta por pesquisadores do Instituto Paulo Freire e representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

A rede social do Programa foi um importante instrumento de articulação entre os participantes, valorização do trabalho realizado e socialização de ações e reflexões do grupo com um público amplo, muito maior do que seu círculo de relações. Além disso, contribuiu com a inclusão dos participantes no universo digital.

Link de acesso ao projeto: www.cidadaniaplanetaria.org.br