Criada no ano 2000 para nos alertar sobre a necessidade de preservar e cuidar do planeta, a Carta da Terra completa 16 anos.
o
o
O primeiro rascunho do documento, que recebeu o nome de Carta da Terra, foi feito em 1992, durante a Conferência Rio92, no Rio de Janeiro. Oito anos mais tarde, em 29 de junho de 2000, a versão final foi divulgada, na sede da Unesco, em Haia, na Holanda.
Traduzida para 40 idiomas, A Carta da Terra contém 16 princípios básicos agrupados em quatro grandes tópicos: respeitar e cuidar da comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, violência e paz.
A Carta da Terra é um "código de ética planetário", semelhante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, só que voltado à sustentabilidade, à paz e à justiça socioeconômica.
No Brasil, o documento ganhou uma versão infantil. O Núcleo dos Amigos da Infância e da Adolescência (Naia) em parceria com a Unicef e o governo do Rio Grande do Sul, criou a "Carta da Terra para Crianças" buscando envolvê-las no processo de construção de uma sociedade mais sustentável.
Clique aqui e leia A Carta da Terra na íntegra.
Clique aqui e conheça A Carta da Terra para crianças.