Biografia do educador foi editada, na tarde de 28/06, com informações que atribuem a ele a origem da "doutrinação marxista" nas escolas e universidades.

o

 

     Na tarde de terça-feira, 28 de junho, um grupo que monitora alterações feitas em páginas da Wikipedia a partir de redes governamentais identificou edições e alterações no artigo sobre o educador Paulo Freire (19221-1997) da rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

 

     O Serpro, empresa de TI do governo federal, administra a rede que provê acesso à internet em instalações do Serpro e também para rgãos públicos em todo o país. Em nota a instituição afirma que a alteração não partiu de suas instalações, mas de um órgão público federal que não pode ser divulgado por questões contratuais.

 

Wik1 1


     "A alteração realizada não partiu das instalações do Serpro, mas, sim, de um órgão público, cujo acesso à internet é administrado pela empresa. Entretanto, o Serpro não está autorizado, por questões contratuais, a divulgar informações de acesso de seus clientes à rede", diz a nota.


     A edição incluiu no texto parágrafos que atribuem a Paulo Freire a origem de “doutrinação marxista” nas escolas e universidades e diz que o educador participou da última grande reforma da legislação educacional que resultou em uma educação "atrasada, doutrinária e fraca".

 

PFWiki 1

 

     Os parágrafos inseridos no artigo foram retirados de um texto publicado no site do Instituto Liberal com o título “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” e assinado por um integrante da rede Estudantes Pela Liberdade e do Movimento Universidade Livre. Os "ataques" aos ideais de Paulo Freire têm sido comuns nos recentes debates do movimento "Escola sem Partido" que questiona as diretrizes curriculares e o debate político dentro das instituições de ensino, acusadas de "ideologizar" os alunos.


     “Aí está uma das origens da nossa já conhecida doutrinação marxista nas escolas e universidades, que em vez de formar cidadãos e profissionais para o crescimento do país, forma soldados dispostos a defender com unhas e dentes o marxismo no meio acadêmico”, diz o trecho de um dos parágrafos inseridos no artigo.


     Paulo Roberto Padilha, diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire (IPF), considera que esse tipo de ação é uma tentativa de doutrinar leitores que não conhecem o Paulo Freire e afirmar “O que está publicado é um absurdo, uma aberração política e pedagógica, não corresponde à verdade. O que ele [Paulo Freire] queria é uma educação que libertasse a pessoa, para que se tornasse uma pessoa crítica, capaz de questionar qualquer doutrinação”, afirma.


     Padilha afirma que os trechos do artigo inseridos na Wikipedia serão questionados nacional e internacionalmente pela comunidade de estudiosos da obra de Paulo Freire. Realizado a cada dois anos o Fórum Paulo Freire que reúne estudiosos interessados em discutir a obra do autor terá sua 10ª edição neste ano em Santiago do Chile, onde Freire escreveu e publicou “Pedagogia do Oprimido” durante o exílio.


     Impedido pelos militares durante a Ditadura no Brasil (1964-1985) o livro só viria a ser publicado aqui em 1974. “A gente vê inventada nesse tipo de ação a mesma lógica do golpe militar, querendo desfigurar e descaracterizar a palavra do Paulo Freire. Estaremos no Chile discutindo uma educação libertadora que não se restringe a um ou outro teórico, mas dialoga com os diferentes, contra o retrocesso”, reforçou Padilha.


     Outro trecho do texto inserido no artigo da Wikipedia fala sobre a participação de Paulo Freire no processo que originou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, durante a reforma educacional feita em 1996 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


     Segundo o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, a LDB da forma como foi aprovada não contemplou a visão de Freire. “Paulo Freire inspirou muitos educadores que tiveram papel importante na LDB, mas de última hora a lei foi desconfigurada. Ele o fez com a expectativa de uma outra perspectiva”, afirma.


     No mesmo dia, 28 de junho, as edições foram desfeitas, às 17h, 22h58 e 23h26.

 

PFWiki3 

 

Matéria de Leandro Melito, do Portal EBC, publicada em: http://www.ebc.com.br/educacao/2016/06/artigo-sobre-paulo-freire-na-wikipedia-e-alterado-por-rede-do-serpro-e-critica

Voltar para a Home

Cadastre-se