Texto alterado na Wikipedia - enciclopédia online - deturpa e desrespeita, de forma condenável, o legado freiriano.
o
0
o
0
Nota pública do Instituto Paulo Freire sobre alteração da biografia de Paulo Freire na Wikipédia
No dia 28 de junho, o texto da Wikipedia que apresenta aos(às) leitores(as) a biografia do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, foi alterado deliberadamente visando a deturpar, enganar, violentar e desrespeitar, de forma condenável, o legado freiriano, taxando-o de "doutrinador".
A práxis de Freire é entendida como ação transformadora, que contesta veementemente todo tipo de doutrinação e de alienação, deixando claro que "educação é um ato político", que se sustenta no diálogo, na problematização, na consciência crítica, na esperança, na autonomia e, por conseguinte, na emancipação humana.
Paulo Freire propôs uma teoria do conhecimento que promove a educação crítica e emancipadora, que reconhece educador e educando como sujeitos do processo educacional. Ele propõe uma educação problematizadora, contrapondo-se à "educação bancária", esta, sim, doutrinadora. Sua obra mais importante, Pedagogia do oprimido, continua sendo traduzida e publicada em diferentes idiomas, demonstrando a atualidade de seu pensamento no contexto do avanço do neoliberalismo, o qual, como ele afirma no seu último livro, Pedagogia da Autonomia, "nega o sonho e a utopia".
Em 16 de abril de 2012, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira. No site do MEC encontra-se a justificativa para tal homenagem: “Paulo Freire é a figura de maior destaque na educação brasileira contemporânea, pelo olhar novo que ele constrói sobre o processo educativo.” (http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=17681:paulo-freire-e-declarado-o-patrono-da-educacao-brasileira)
As contribuições de Paulo Freire alcançaram públicos muito diversos e atravessaram tanto fronteiras geográficas quanto fronteiras das ciências e das profissões. Ao mesmo tempo em que suas reflexões foram aprofundando o tema que perseguiu por toda a vida – a educação como prática da liberdade – suas abordagens transbordaram-se para outros campos do conhecimento, criando raízes nos mais variados solos, fortalecendo teorias e práticas educacionais, bem como auxiliando reflexões não só de educadores, mas também de médicos, terapeutas, cientistas sociais, filósofos, antropólogos e outros profissionais.
O doutrinador não problematiza; impõe sua própria verdade; é sectário. Paulo Freire sempre duvidou de suas certezas, manteve-se aberto ao diálogo, às diferenças, à diversidade sem perder jamais sua radicalidade.