Fóruns de EJA divulgam vídeos cobrando o cumprimento do PNE. Sonia Couto, coordenadora do CRPF analisa a meta 8.
o
O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos anos. (Lei nº 13.005/2014 – PNE).
Esta Lei diz que ‘a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: I - Ministério da Educação - MEC; II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV - Fórum Nacional de Educação’.
O PNE diz que ‘caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas’ na Lei.
A meta 8 traça um objetivo claro em relação ao número de anos de escolaridade da população, e a urgência do Brasil em reduzir as desigualdades entre ricos e pobres, brancos e negros, a cidade e o campo. Para tanto, é preciso que a Educação oferecida à toda população alcance os mesmos (e melhores) padrões de qualidade.
Assista ao vídeo, no qual Sonia Couto, Coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire, analisa a meta 8.
O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas pelo governo no próximo decênio – até 2024. Para conhecer todas as metas do Plano Nacional de Educação, clique aqui.