Assessoria Franca

Capacitação para trabalhadores do Órgão Gestor, Unidades Estatais e da Rede Socioassistencial do município de Franca

Objetivos Gerais: Assegurar a continuidade da formação e supervisão aos trabalhadores dos serviços PAIF, PAEFI e SCFV, com vistas a implementação do reordenamento institucional e o fortalecimento das ações desenvolvidas com à população pela Política de Assistência Social.

Participantes: Trabalhadores que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS,CREAS e Centro POP na Política de Assistência Social.

Abrangência: Município de Franca – SP

 

Resultados esperados:

O processo formativo será desenvolvido por meio do círculo de cultura e contará com as seguintes etapas:

1) Aprovação do planejamento de formação e do instrumental para a Leitura do Mundo inicial de cada Unidade Estatal/Entidade supervisionada, pelos participantes do processo. Cada instrumental será elaborado com base no preconizado pelos seguintes tipos de documentos legais e normativos: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Orientações Técnicas referentes a cada tipo de serviço, e a NOB-RH SUAS.

2) Preenchimento de cada instrumental pela Unidade Estatal/Entidade supervisionada, de forma coletiva e com acompanhamento pela equipe da SEDAS. 

3) A equipe de formadores/s do IPF processualmente promoverá as reflexões sobre o reordenamento institucional, com as informações coletadas por meio das informações e organizará as orientações para a construção dos procedimentos teóricos metodológicos referente ao reordenamento institucional.

4) As visitas serão feitas mensalmente, nas unidades estatais e nos serviços de convivência e fortalecimentos dos vínculos. A visita à instituição escolhida, com duração de 4h cada terá como foco: conhecer a estrutura física e os equipamentos, as atividades em desenvolvimento com o público atendido e reunião com a equipe de trabalho do local, sempre acompanhados da equipe de gestão da Secretaria, tendo em vista que está assegurará o monitoramento do processo.

5) A formação/supervisão, ocorrerá com três grupos, a saber: O grupo 1 dos trabalhadores/as dos CRAS/PAIF e CREAS/PAEFI, grupo 2-SCFV Crianças e Adolescentes e grupo 3 Equipe Gestora.

6) A construção do Guia Orientador será produzida processualmente com a equipe da SEDAS em diálogo com os participantes dos grupos de formação/supervisão.

7) Mensalmente produziremos relatórios do processo, para que todos possam identificar os avanços e desafios do processo.

 

Publicações: PDF dos Cadernos de Formação e Caderno de Orientação Teórico-Metodológico sobre o Reordenamento Institucional

Parceiros: Ação Social de Franca

Período: Janeiro de 2015 a janeiro de 2016