Programa de Mobilização Social

O Programa de Mobilização Social é responsável pela integração das diversas ações do Instituto Paulo Freire (IPF) no tocante à participação e articulação nos fóruns de discussão e movimentos sociais locais, regionais e planetários. Para tanto, busca contribuir para o fortalecimento dos movimentos de mobilização social que o IPF faz parte, com ênfase na área de educação para a cidadania planetária, ampliando o diálogo entre a pedagogia freiriana e as temáticas de cada um desses espaços democráticos de discussão.

Fóruns são exemplo de uma nova lógica, de inclusão, voltada para as necessidades das pessoas e não dos sistemas. Eles se constituem em movimentos globais orientados por uma forma nova de fazer política. São espaços auto-organizados em rede, estruturados horizontalmente, permitindo o encontro, o diálogo, a manifestação da pluralidade de vozes e olhares. Segundo Gadotti (2009), “a grande novidade dos Fóruns é que eles desbancaram a descrença, o fatalismo neoliberal e o pensamento único”.

Nesse sentido, as ações do Programa de Mobilização Social organizam-se prioritariamente em duas frentes: Fórum Mundial de Educação (FME) e Fórum Social Mundial (FSM).

Fórum Mundial de Educação

A Casa da Cidadania Planetária (CCP) representa o IPF na Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação (FME). Entre as atribuições da Secretaria Executiva do FME está o fortalecimento da comunicação entre todos os seus membros, a preservação da Memória Coletiva do FME e a captação dos recursos necessários à sua manutenção, além da administração do website Fórum: www.forummundialeducacao.org


Veja vídeo, produzido pelo IPF, para relembrar alguns momentos dos Fóruns Mundiais de Educação – FME:

 

Fórum Social Mundial


O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil, que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, o FSM configurou-se como um processo mundial permanente, de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. O IPF participou ativamente de todas as suas edições, de 2001 até o momento.

 

Veja o vídeo produzido pelo IPF por ocasião do FSM 2013, realizado em Túnis, na Tunísia: