“Salvar o ECA” é lançado no interior do estado de São Paulo

Dia 24/09, Bragança Paulista debaterá o Estatuto da Criança e do Adolescente, durante lançamento do e-book.

 

 lancto salvar o eca

No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Paulo Freire e o Centro de Defesa de Direitos Humanos da Criança e Adolescente – Cedheca Paulo Freire, com o apoio do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo, lançam o e-book “Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, em Bragança Paulista (SP).

 

A ideia da publicação, que celebra os 25 anos do Estatuto, conta Francisca Pini, uma das organizadoras do e-book, nasceu em 2014, quando pensavam como organizar uma ação que pudesse ter um impacto na sociedade em defesa do ECA. “Na ocasião, fizemos contato com vários militantes defensores dos direitos humanos para elaborar artigos curtos, de fácil leitura, para a sociedade”. Conseguiram, então, compor 30 artigos, com pessoas que contribuíram generosamente com o livro e com textos críticos.

 

“Salvar o ECA”, encontra-se em versão digital e pode ser baixado gratuitamente em: www.paulofreire.org/eca.

 

Janaina Abreu, também organizadora da publicação, afirma que o e-book já teve mais de 1 mil downloads, “o que demonstra o quanto as pessoas estão ansiosas por leituras críticas e que desafiam a pensar novos rumos”.

 

As organizadoras reforçam que o maior desafio é o cultural, inclusive na avaliação dos autores dos artigos. “Não se instalou ainda a cultura dos direitos da criança e do adolescente”.

 

Próximo lançamento

O lançamento na cidade de Bragança Paulista, no salão nobre da Universidade São Francisco, acontece no dia 24 de setembro, a partir das 19h, e é uma iniciativa do vereador Valdo Rodrigues.


Valdo esteve no lançamento do e-book, em São Paulo, no IPF, no dia 13 de julho, data em que o ECA completou 25 anos, quando afirmou que é precisamos fazer todo o esforço necessário para colocar o Estatuto da Criança e do Adolescente em prática.