IPF lança livro com Secretaria da Educação do Estado da Bahia sobre os sete anos do Programa TOPA.
Este livro compartilha sete anos da história do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, realizado no estado da Bahia pela Secretaria da Educação. Desde 2007, 1,3 milhões de jovens, adultos e idosos não alfabetizados encontraram no Programa uma nova oportunidade para aprenderem a ler e a escrever não só palavras, mas suas próprias vidas.
O empenho de colaboradores articulados – entidades do movimento social, prefeituras, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganos, indígenas, terreiros de cultura afro, presídios, hospitais, e universidades – ajudou a mudar a vida dos que viviam segregados pelo analfabetismo.
Além de registrar a memória do Programa TOPA, reunindo histórias de vidas, concepções registros fotográficos, pesquisas, notícias, depoimentos e entrevistas, o Instituto Paulo Freire foi convidado a produzir um livro que apresentasse o processo vivido sob uma perspectiva propositiva e anunciativa, reconhecendo que a permanência e continuidade como Programa muito pode contribuir para o sonho de uma Bahia economicamente justa e socialmente solidária.
A experiência compartilhada é inspiradora, podendo mobilizar novos gestores para o enfrentamento do analfabetismo em diferentes contextos.
Conheça a publicação ao clicar na imagem a baixo: