Os acervos foram contemplados na 3ª Edição do Prêmio de Modernização de Museus – Microprojetos.

o

 IbraM face

    O Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) implementou ações referentes às metas 1 e 3 do Prêmio Modernização de Museus, desenvolvido com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura (MINC).


    As metas concluídas referem-se à disponibilização no repositório digital do educador Paulo Freire (acervo.paulofreire.org) dos diplomas, certificados, honrarias e fotografias dos objetos, com as respectivas descrições, que pertenceram a Paulo Freire ou foram recebidos após a sua morte.


     Foram realizadas atualizações do levantamento inicial da quantidade de diplomas, certificados, honrarias e objetos existentes no CRPF, bem como o levantamento de informações acerca do contexto e procedência dos materiais. A seguir, foi realizado o tombamento com a notação do plano de classificação do acervo de Paulo Freire e registro fotográfico dos objetos. Foram também implementadas ações de digitalização, seguidas por padronização dos arquivos digitalizados. Na sequência, foi feita a catalogação e submissão ao repositório digital e, por último, a organização física e arquivamento dos originais.


    Passaram por este processo 20 documentos entre diplomas, certificados e honrarias e 81 objetos tridimensionais, de caráter museológico, pertencentes a Paulo Freire e doados ao CRPF pelo próprio educador, ou por seus familiares.


    Em breve serão concluídas as demais metas do projeto e os acervos dos educadores Paulo Freire e Moacir Gadotti estarão disponibilizados ao público.

Voltar para a Home

Cadastre-se