Durante 50 dias, 319 cursistas conheceram mais sobre o pensamento de Paulo Freire e seu livro “Pedagogia da Autonomia”.
o
Professor Moacir Gadotti, na noite de encerramento do curso "Aprenda a Dizer a sua Palavra". |
0
Terminou na noite desta quinta-feira (20/07), com uma transmissão ao vivo no Instituto Paulo Freire (IPF), em São Paulo, o curso “Aprenda a Dizer a sua Palavra”, promovido pela EaD Freiriana.
De 1º de junho a 20 de julho, os 319 cursistas estudaram sobre o pensamento de Paulo Freire, aprofundando e contribuindo para o fortalecimento e reinvenção de seu legado.
O curso foi coordenado pelo diretor pedagógico do IPF, Paulo Roberto Padilha e teve, além dele, como docentes Ângela Antunes, Lutgardes Costa Freire, Sheila Ceccon, Sonia Couto e o presidente do IPF, o professor Moacir Gadotti, que abriu o encontro falando que o que precisamos no Brasil “é uma educação assim, como foi este curso, com diálogo, escuta, respeitando o saber de todos os envolvidos. Uma educação transformadora, para a democracia”.
Números do conhecimento
Durante 50 dias (de 1º de junho a 20 de julho), foram ministradas 24 videoaulas de, em média 30 minutos cada, divididas em quatro módulos (Módulo 1 - Filosofia Freiriana; Módulo 2 - Resistências às Mudanças; Módulo 3 - Práticas Pedagógicas Freirianas e Módulo 4 - Freire: na EJA e da Educação Infantil à Pós-graduação).
Foram trabalhados no curso, 29 subitens do Livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, como 1.4 - Criticidade; 1.7 - Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; 2.3 - Respeito à autonomia dos educandos; 2.9 - Curiosidade; 3.4 - Liberdade e autoridade; 3.8 - Disponibilidade para o diálogo.
Paulo Roberto Padilha, coordenador do curso. |
Além das videoaulas, o curso produziu cinco transmissões ao vivo – de cerca de uma hora e meia cada –, quatro podcasts “Diálogos com você”, atividades complementares, quatro livros bônus, 12 livros sorteados, sendo três de cada título: Educação de Adultos como Direito Humano; Educação Integral no Brasil; Gestão Democrática e Participação Popular, todos de Moacir Gadotti e Educar em todos os Cantos de Paulo Roberto Padilha - e inúmeros textos elaborados pelos cursistas, garantindo uma carga horária total de 50 horas.
Em sua fala, na noite desta quinta-feira, Paulo Roberto Padilha fez uma avaliação: “alcançamos todos os objetivos do curso, principalmente realizar a EaD encharcada de afetividade. A metodologia freiriana, na verdade, a Teoria de Conhecimento de Freire, se bem compreendida e utilizada, permite-nos isso: aliar ciência e arte, emoção e razão, eticidade e politicidade no ato educativo. Além do mais, tivemos também um grupo de cursista maravilhoso, o que merece destaque”, concluiu.
Algumas imagens do encerramento do curso "Aprenda a Dizer a sua Palavra”
0