OP de Guarulhos

Promover o conhecimento crítico e a prática cidadã no programa público do Orçamento Participativo, sobre temáticas  como: o ciclo do OP no âmbito do município de Guarulhos, orçamento público, democracia participativa e representativa, a história e as diversas formas de OP no Brasil.

Participantes: Delegados, conselheiros e participantes das plenárias: em torno de 10.500 participantes em cada fase do Projeto.
Abrangência: Municipal
Resultados: F ormação inicial e continuada para lideranças locais, delegadas(os) e conselheiras(os) do Orçamento Participativo de Guarulhos, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, a ampliação da participação cidadã, a cogestão na aplicação das políticas públicas, o controle social e a transparência, a participação na discussão do Orçamento Municipal e a corresponsabilidade do Financiamento da Cidade, tendo como fundamentação teórico-metodológica o referencial freiriano de educação popular. Assessoria para a equipe interna da Coordenadoria do Orçamento Participativo para o planejamento e execução dos cursos de formação para os participantes.
Publicações: Livro: Orçamento Participativo - Guarulhos: Vivências e Aprendizados (Prefeitura e Guarulhos e Instituto Paulo Freire - 2007); folder de 2011; cadernos de formação.
Parceiro:
 Departamento de Orçamento Participativo (por meio da Secretaria de Governo do Município de Guarulhos)
Período: de 2009 a 2015.