Educar para transformar

Representante do IPF Brasil participa como palestrante das Terceras Jornadas Pedagógicas, na Bolívia.

 


Fruto de um convite da Embaixada do Brasil na Bolívia e da Fundación Simón I. Patiño, o Instituto Paulo Freire, representado pelo professor e consultor Dr. Anderson Alencar, participou nos dias 24 e 25 de outubro, das “Terceras Jornadas Pedagógicas Internacionales - Pensamento pedagógico freiriano: Metodologia Socio-Crítica de la Educación”. O objetivo da jornada foi criar um espaço de encontro, reflexão, diálogo e trabalho entre as pessoas envolvidas no ensino regular e uma alternativa para concretizar a proposta sociocrítica de Paulo Freire.

 

Entre os temas abordados estiveram: “vida e obra de Paulo Freire”, “a educação como prática da liberdade”, “o papel e as características do educador(a) progressista na perspectiva freiriana” e “Paulo Freire na contemporaneidade: teorias e práticas”.

 

Durante o período, o professor Anderson também realizou outras quatro atividades: entrevista à Rádio Erbol (Educación Radiofónica de Bolivia), à Católica TV, no programa “De noche es mejor”, ao jornal “La Razón” e uma conversa com professoras de língua portuguesa do Centro Cultural Brasil-Bolivia (CCBB), acerca do tema “Educação do futuro: as contribuições do pensamento freiriano”.