Evento aconteceu no dia 29/10 com o tema “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”.
O encontro, realizado em Salvador-BA, foi promovido pelos Coletivos Brasileiro e Baiano do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional (CI) do FSM, com apoio da CUT, Abong, CTB, Governo do Estado da Bahia e Associação Vida Brasil. O objetivo principal do Seminário foi promover o diálogo entre os representantes do Conselho Internacional do FSM e da sociedade civil, na perspectiva de construção conjunta de possibilidades de incidência do FSM no cenário mundial atual.
Seminário reuniu participantes do Brasil, Peru, Bélgica, Argentina, Russia, Tunísia, Marrocos, Palestina, Alemanha, Canadá e do povo curdo |
O seminário contou com três rodas de diálogo, sendo a primeira realizada na manhã de 29 de outubro e dedicada ao debate sobre as conjunturas regionais e a solidariedade entre os povos. Coordenado por um representante do Coletivo Baiano (Damien Hazard, da Associação Vida Brasil) e uma representante do Conselho Internacional do FSM (Sheila Ceccon, do Instituto Paulo Freire), este primeiro momento de diálogo reuniu reflexões de Mauri Cruz e Luis Henrique Pereira (Brasil), Gina Vargas (Peru), Maria Elena Saludos (Argentina), Hamouda Soubhi (Marrocos), Alaa Talbi (Tunísia), Radwan Ismail (Palestina), Ylmas Orkhan e Gran Ozcan (representantes do povo curdo), Hugo Braun (Alemanha), Francine Mestrum (Bélgica) e Rafael Canet, do Canadá, país que sediará a próxima edição do FSM, que acontecerá de 9 a 14 de agosto de 2016, em Montreal.
Na tarde de 29 de outubro foram discutidos os atuais desafios do FSM e o processo de reestruturação do Conselho Internacional, temas que também foram prioridade na reunião do Conselho Internacional do FSM realizada nos dois dias seguintes (30 e 31 de outubro).
Sheila Ceccon (IPF) explicou que o Fórum Social Mundial nasceu em 2001, em contraposição à lógica capitalista e neoliberal predominante. Lembrou também Milton Santos (2000), que afirmava que a globalização capitalista é uma “fábula”, na medida em que o mundo não foi globalizado para a maioria das pessoas como querem que o vejamos, e que a globalização capitalista é apenas uma ilusão para a maioria dos seres humanos, cujas vidas têm sido progressivamente mercantilizadas.
m
Nestes 15 anos de existência do FSM o cenário mundial mudou muito, mas os desafios a que se propôs enfrentar continuam vivos. Neste sentido, o Conselho Internacional do Fórum tem buscado repensar seu sentido, sua estrutura de funcionamento e suas estratégias de incidência no planeta.
Alguns passos importantes foram dados na reunião realizada em Salvador, onde vários consensos foram construídos. A próxima reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial ficou agendada para o começo de 2016, por ocasião do Fórum Social Temático que acontecerá entre 19 e 24 de janeiro, em Porto Alegre.
O Fórum Social Temático acontecerá entre 19 e 24 de janeiro de 2016, em Porto Alegre-RS. |