Durante a formação, diretor apresentou os desafios do atual PNE, aprovado em junho de 2014.
Mauro José da Silva (SECADI/MEC), na Formação do MOVA-Brasil |
Na tarde do dia 30/10, o diretor do Departamento da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) participou da 3ª Formação Continuada de Coordenação de Polos do Projeto MOVA-Brasil.
Mauro José da Silva (SECADI/MEC) apresentou o cenário da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil e os desafios do atual Plano Nacional de Educação, aprovado em junho de 2014 – Lei 13.005/14.
Um dos maiores desafios apresentados pelo Projeto MOVA-Brasil é o encaminhamento dos educandos e educandas para a continuidade dos estudos quando se depara com o fechamento das escolas do Campo.
Para a abertura de novas turmas de EJA no Brasil, foi apresentada e discutida a resolução nº 48/2012 que “estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos”.
Fran Pini (IPF); Adriano Nogueira (Uninove); Dilermando Tell (Petrobras); educando indígena, sr. Francisco (CE); educando da Bahia; Mauro José da Silva (SECADI/MEC) e Moacir Gadotti (IPF) |