Em suas 88 páginas, são abordados em detalhes os vários aspectos da política de assistência em âmbito nacional e também municipal.
o
Nesta sexta-feira, 8 de abril, a Prefeitura de Franca realiza, às 10h, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, em Franca, o lançamento de um livro que promete ser referência em ações e política de assistência social. É um trabalho produzido em conjunto com o Instituto Paulo Freire, com base na política nacional de assistência, preconizada pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O livro ‘Reordenamento Institucional da Política de Assistência Social do Município de Franca’ trata o assunto pelos seus vários ângulos, das metodologias técnicas e também do dia a dia nos ambientes de atendimento. Para a secretaria municipal de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, é uma obra construída coletivamente, que será uma referência em termos de reordenamento dos serviços nessa área, reproduzindo os avanços nos últimos anos. O material é resultado de uma ampla pesquisa dos profissionais de assistência social do município e diversos outros personagens, entre os quais as entidades e os próprios usuários dos serviços que são oferecidos.
Em suas 88 páginas, são abordados em detalhes os vários aspectos da política de assistência em âmbito nacional e também municipal, com reflexões teórico-metodológicas para o trabalho desenvolvido no cotidiano das unidades de atendimento. Ainda conforme a secretária municipal de Ação Social, Gislaine Peres, poucos municípios conseguiram reordenar suas políticas de assistência, pois foi passada a necessidade de fazê-lo, porém não existiam instruções indicando as formas e caminhos. Em Franca, foram cumpridas várias etapas, com encontros com a participação efetiva dos profissionais da área.