Encontro Estadual de Educandos do MOVA-Brasil

IV Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil acontece em 10 estados do país.


Durante o mês de novembro de 2014, acontece em dez estados brasileiros (em nove, dos dez polos em que o projeto atual: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco/Paraíba, Rio de Janeiro - aconteceu em outubro -, Rio Grande do Norte e Sergipe) o IV Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil.

Encontro de Educandos em Manaus (AM)


A programação é a seguinte:

tabela encontros mova 131114

De todas as ações do Projeto MOVA-Brasil, os Encontros de Educandas e Educandos – sejam eles os regionais, municipais ou estadual – são momentos de muitas aprendizagens, com destaque para a qualidade da participação das educandas e educandos, com seus depoimentos marcantes carregados de muita emoção e sabedoria.

A seguir, depoimentos registrados em diversos Encontros de Educandas e Educandos pelo país afora.

Estou aqui pra dizer que aprendi mais do que ler e escrever o meu próprio nome com o Projeto. Eu aprendi a reivindicar o que é meu e estou aqui pra dizer que estamos sem atendimento médico na comunidade. Quando a gente adoece, até chegar à cidade, demora muito. (Helena Francisco da Silva, Taquarana/AL)

Encontro Regional em Ouro Branco (AL)


No depoimento da educanda do Polo Alagoas, denúncia da violência contra a mulher:

Já estudei no Mobral, lá aprendi escrever o meu nome, e vou falar aqui pelas mulheres que não podem estudar porque seus maridos não deixam. Eles bebem, machucam e não permitem que elas estudem. (Maria Piedade Silva Guedes)

Encontro de Educandos em Piemonte (BA)

O meu pai me levava pra escola, mas era só por algumas horas. Era assim: colégio e roça. Até que um dia eu me cansei e então falei pro meu pai: “ou colégio ou roça”. Ai, ele respondeu: “então vamos pra roça, porque lá tem futuro”. (José Pereira da Silva, 30 anos, turma São Francisco II/BA)


O MOVA-Brasil mudou minha vida totalmente. A monitora Adriana Santos me fez um convite pra estudar, e estudei. Quando estive com ela, em 2012, me mudei pro bairro independência e lá fui pra EJA. E vou continuar subindo, sem nunca descer. Eu só vou parar quando estiver na faculdade. (Edmilson Rodrigues Santos, educando de 2012/MG)

 Encontro de Educandos em Petrolina (PE)

 

Fui criada sem pai, quando vi já era mãe de dois filhos. Não tive oportunidade de estudar, trabalhei cortando cana desde os 13 anos de idade. Eu tinha a maior inveja de quem sabia ler e escrever, porque essa era a minha maior vontade. Graças a Deus, com esse Projeto, estou tendo a oportunidade, estou muito feliz. (Luzinete Maria, Núcleo de São Lourenço da Mata/PE)

Não estudei quando criança. Ficava ajudando minha mãe porque tinha muitos irmãos pra cuidar. O tempo foi passando, e parei no tempo, achava que não tinha mais o que aprender. Aí apareceu o MOVA-Brasil, que mudou a minha vida totalmente. (Maria da Saúde/RN)


Círculo de Cultura no Encontro de Educandos em Santo Antônio (RN)


Esse Projeto me fez lembrar o meu tempo de criança porque eu não tive oportunidade de estudar… [lágrimas]. E, hoje, graças a Deus, aprendi a fazer meu nome completo, estou aprendendo mais… Agora tenho a oportunidade que perdi. Quando me lembro disso, vejo que já passei por tanta coisa neste mundo… Pra viajar, às vezes, tinha de perguntar a um e a outro, e hoje não… Tenho de agradecer muito a vocês desse Projeto. Eu tenho uma mãe que também estuda comigo e tô ensinando a ela, que nunca teve oportunidade de estudar. Tenho muito orgulho de ver tanta gente que tem a idade de meus pais, meus avós, com coragem de estudar de novo, com vontade de aprender, pra não depender dos outros. (Joseilton dos Santos, Lagoa Vermelha/Boquim/SE)

Encontro de Educandos no Núcleo Grande Aracaju (SE)


O Projeto MOVA-Brasil chegou na hora certa em minha vida [...] tinha uma moto e foi apreendida, pois não tinha Carteira de Habilitação. Hoje já sei lê e logo estarei tirando minha Carteira de motorista. (Raimundo dos Santos, educando do Polo Alagoas, Núcleo de Marechal Deodoro).

No passado, eu sustentava a casa com as vendas das cocadas, mas hoje a venda caiu muito. É complemento do salário. Com as aulas, estou aprendendo a fazer melhor as contas e estou me desenvolvendo mais. (Dona Cleuza Maria da Conceição, cocadeira de profissão que, aos 74 anos, busca aprender a ler e escrever no Projeto MOVA-Brasil. Assídua em sala de aula, mora há 40 anos na comunidade de Massagueira de Baixo.)

Quando eu era chamada para participar das reuniões dos filhos na escola, não comparecia. Ficava me esquivando para não assinar o nome do meu filho, pois eu não sabia. Tudo o que eu sabia era assinar o meu primeiro nome. Minha vida mudou depois de voltar a estudar no MOVA-Brasil, eu aprendi a ser mãe… O nome do meu filho era tão pequeno, mas eu não sabia escrever Artur. Hoje eu vou à escola, assino o nome dele e o meu. Leio os bilhetes que ele recebe, ajudo na lição de casa. Por isso digo que o MOVA, além de me ensinar a escrever, me ensinou a ser mãe. Até o aproveitamento dele melhorou na escola, porque agora eu participo, eu vou levar e busco… Antes eu tinha vergonha, não ia. Não sabia sequer ler um bilhete, agora estou lendo tudo. (Ana Paula da Conceição Silva, 27 anos. Atualmente, ela faz parte de um grupo de produção de artesanato e culinária formado por mulheres de sua comunidade.)

Durante este mês de novembro, portanto, será possível ouvir nos Encontros de Educandas e Educandos verdadeiras lições de vida. Histórias de luta e superação!

O Projeto MOVA-Brasil

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire (1921-1997), o projeto MOVA-Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.

Números do MOVA-Brasil

tabela2 encontros mova 131114