MOVA-Brasil realiza Formação Continuada no RS

Mística e acompanhamento das aprendizagens dos educandos são destaques do primeiro dia.

 

Por Luiz Marine

A 3ª Formação Continuada de Coordenação dos Polos, em Porto Alegre (RS), teve início no dia 28 e vai até o dia 31 de outubro. Realizada pelo Projeto MOVA-Brasil - que é desenvolvido desde 2003, em parceria entre o Instituto Paulo Freire, a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros -, a Formação reuniu coordenadores de polo, assistentes pedagógicos, auxiliares administrativos e articuladores sociais.

1o dia formacao 281014 6
O primeiro encontro contou com 27 participantes. Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire e representante do Comitê Gestor do Projeto realizou a abertura ressaltando a cidade de Porto Alegre como berço do Fórum Social Mundial – uma resposta dos movimentos sociais ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça –, as equipes dos polos Maranhão e Minas Gerais desenvolveram uma mística convidando os participantes a relatarem desafios e avanços vivenciados na realização do trabalho nos polos, núcleos e turmas do projeto. Esse momento foi coordenado por Maria Afonso e Luzia Alane, do Polo MG; Jorge Freitas e Dalila Calisto, do Polo MA.

1o dia formacao 281014 1Após a abertura, houve um debate sobre o processo de acompanhamento das aprendizagens dos educandos, coordenado por Dilene Gonzaga, da coordenação pedagógica nacional. Representantes dos polos falaram sobre os avanços e dificuldades encontradas nas intervenções e encaminhamentos acerca das orientações e da metodologia desenvolvida nas formações e nas turmas de alfabetização, refletindo coletivamente sobre a complexidade envolvida nesse processo.

Os participantes dividiram-se em grupos para analisar alguns portfólios dos educandos como produto desse acompanhamento e das aprendizagens dos alfabetizandos, considerando atividades de leitura, escrita, participação, oralidade e conhecimentos matemáticos. Os grupos também tinham como tarefa elaborar atividade de intervenção didático-pedagógica como subsídio para o processo de alfabetização.

Foi um momento rico de reflexão e elaboração de atividades acerca de um assunto central para o desenvolvimento do Projeto MOVA-Brasil, que envolve uma concepção de educação popular, com o rigor metódico sobre o qual nos fala Paulo Freire.