Acervo Paulo Freire é reconhecido pela Unesco

Aprovação pela Unesco é um passo para o reconhecimento internacional da obra de Paulo Freire.


Por Anderson Fernandes de Alencar e Sonia Couto Feitosa

unesco 211014
Em reunião ocorrida nos dias 1º e 2 de outubro no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil aprovou a nominação do “Acervo educador Paulo Freire”, custodiado por Ana Maria Araújo Freire e Instituto Paulo Freire, para ser inscrito no Registro Nacional do Programa. Das 26 instituições com acervos históricos inscritas, o acervo educador Paulo Freire foi um dos 10 contemplados.

O Programa Memória do Mundo da Unesco / Memory of the World – MoW foi criado pela UNESCO em 1992 visando reconhecer “como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o MoW facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade”. Fonte: www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2171&sid=91


Este é o segundo reconhecimento público do valor deste acervo recebido pelo Instituto Paulo Freire/Centro de Referência Paulo Freire que diz respeito a vida e obra do patrono da educação brasileira.

Em 2011, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 10 de maio de 2012, o Acervo Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire e foi considerado de interesse público e social por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Fonte: www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/declara/decreto_de_9_de_maio_de_2012.pdf


A nomeação no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil é o primeiro passo na direção de uma nominação internacional da obra deste educador para o qual serão envidados todos os esforços. Alegramo-nos, junto a toda a comunidade freiriana, que o acervo de Paulo Freire tenho obtido tal reconhecimento em seu país de origem.