IPF realiza Encontro Integrado em Franca (SP)

Participaram do encontro a equipe gestora da Secretaria de Ação Social e integrantes do processo formativo.

o

 Capa Franca

o

A formação continuada realizada pelo Instituto Paulo Freire (IPF) à Secretaria de Ação Social (SEDAS) tem como objetivo implementar o reordenamento institucional e assegurar a continuidade da formação e supervisão aos trabalhadores do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciada em 2014.


Desde janeiro de 2015, a rede socioassistencial vem construindo densas reflexões sobre participação democrática, o lugar da assistência social como garantidora dos direitos humanos, os sujeitos da política, fluxo entre as proteções e atribuições de todos os envolvidos.

 

Franca Encontro1

A Leitura do Mundo tem sido parte da metodologia participativa adotada pelas Unidades Estatais (CRAS, CREAS e Centro POP) para conhecer o perfil da população atendida; o levantamento de seus sonhos e utopias; o mapeamento do perfil da rede de serviços e o conhecimento de aspectos sociais, econômicos, ambientais, políticos e culturais, identificando suas potencialidades e fragilidades.


Com estes dados as Unidades Estatais desencadearam um processo de elaboração do “Plano de Gestão Territorial da Proteção Social Básica”, estruturando uma rede permanente voltada à promoção dos direitos, prevenção e acompanhamento das famílias em vulnerabilidade social nos territórios; e o CREAS, um “Plano de Proteção Social Especial” articulando-se aos Planos de Gestão Territorial da Proteção Social Básica, estruturando ações de enfrentamento das violações aos direitos em todo o município, por meio da ação integrada com toda a rede socioassistencial.


No dia 22 de setembro de 2015, com a presença de 76 participantes, foi realizado o Encontro Integrado. Ana Ribeiro fez a abertura e falou sobre o trabalho da Secretaria e seus aspectos norteadores, como o alinhamento conceitual e metodológico; o referenciamento dos serviços às unidades estatais; o impacto social; a territorialização e as ações realizadas pela SEDAS; a Formação Contínua por meio da assessoria do Instituto Paulo Freire e a integração do Centro Pop ao processo formativo.


Ana Ribeiro ainda ressaltou como avanços da Política de Assistência Social de Franca o redesenho da relação público-privado; a expansão da rede socioassistencial; a aproximação das unidades estatais e dos serviços e avanços no atendimento do público prioritário. Ela finalizou sua fala citando como outros avanços o encontro entre as equipes com periodicidade mensal (tendo como pauta a apropriação das atribuições e competências), a construção dos fluxos e o referenciamento e contrarreferenciamento.


Na sequência foi realizada a apresentação da Leitura do Mundo dos CRAS, CREAS, Centro Pop e SCFV.

 

Franca Encontro

Finalizando o encontro, Francisca Pini, diretora Pedagógica do IPF resgatou os temas presentes nos encontros realizados durante o período de fevereiro a agosto de 2015, como direitos humanos; conceito de família; papéis e fluxos na Política de Assistência Social do município; reordenamento institucional e conceito de percurso fizeram parte do repertório e das reflexões construídas neste processo formativo.

 

A educadora fez uma breve problematização sobre o planejamento do percurso, dizendo que na maioria das vezes ele fica sob responsabilidade do orientador social, sem envolvimento efetivo do facilitador de oficinas; e apresentou um exemplo de percurso referente ao eixo Convivência Social e intergeracionalidade, que envolve tanto idosos quanto crianças e adolescentes, para que as equipes pudessem refletir nos seus espaços socioocupacionais.