IPF realiza Formação para o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA)

Coordenadores Locais e Estadual da Aplicação de Testes Cognitivos de Entrada da Oitava Etapa – 2015 em Salvador (BA).

 

TOPA formacao todos juntosEquipe do IPF e coordenadores durante a Formação.

Em 22 de julho teve início a Formação dos coordenadores para o processo de aplicação de testes cognitivos de entrada do Programa TOPA.

Durante três dias em Itapuã, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), os participantes relembraram e organizaram juntos todos os detalhes das ações, que terão início na primeira semana do mês de agosto.

No primeiro dia, ocorreram as atividades de acolhimento e apresentação da nova equipe que, nesta etapa, conta com 13 pessoas: Daniel, Renata e Samara (entre outras pessoas que ficam no Instituto Paulo Freire, em SP) e, na Bahia, Sandra, Pedro, Ivanna, Sayonara, Elaine, Maira da Conceição, Unifleides, Neuzeni, Ivania e Maria do Socorro, que estarão em contato direto com cerca de 100 aplicadores de testes cognitivos.

z

Na sequência da Formação, relembrou-se a biografia de Paulo Freire e os princípios de convivência que orientarão as ações do projeto; aprofundando o conhecimento quanto à história da Educação de Jovens e Adultos; conversando sobre as dúvidas quanto às novidades do Programa TOPA; estudando o cronograma e preparando cuidadosamente o planejamento das ações. A Formação contou também com a visita da coordenadora do TOPA, professora Francisca Elenir, que muito contribuiu para esclarecer os objetivos e a importância do Programa na garantia da cidadania e inclusão social.

 

 

m

m

Foram dias intensos de Formação e os participantes apresentaram energia e compromisso para que as aplicações sejam realizadas da melhor forma possível, de forma que se consiga alcançar as metas previstas.

A aplicação dos testes cognitivos implica um trabalho coletivo e em 2015, como em anos anteriores, pôde se constatar que juntos, de forma colaborativa, dialógica e transparente, envolvendo equipe do TOPA da SEE-BA, supervisores que dos NREs, coordenadores de núcleos de alfabetização, alfabetizadores, instituições formadoras e a equipe de aplicação dos testes, as ações serã realizadas e fortalecerão a luta pelo fim do analfabetismo no país, contribuindo para a organização e melhoria da qualidade do Programa TOPA na Bahia.

O Instituto Paulo Freire sente-se honrado em participar desse projeto e agradece o apoio de todos os parceiros e o envolvimento de toda a equipe de coordenadores e aplicadores. Aproveitamos a oportunidade para lembrar que o edital de seleção e contratação dos aplicadores de testes é válido até o dia 26/07.

 

 Equipe do Instituto Paulo Freire.

 

 

z2