OP debate a arrecadação do município de Guarulhos

Formação fecha o ciclo 2014/2015 do Orçamento Participativo com delegados(as) e conselheiros(as).

 

Por Sabrina Abbas

 

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire

 Capa OP Arrecadacao

 

Para fechar o ciclo de formação 2014/ 2015 do Orçamento Participativo de Guarulhos, os(as) delegados(as) e conselheiros(as) debatem o processo de arrecadação do município, tema substancial para o exercício da cidadania ativa e participação/controle social dos(as) eleitos(as).

 

O tema nasceu da escuta ativa dos participantes do programa, na relação entre elas e delas com o mundo em que vivem, sempre considerando os saberes dos participantes dentro de um processo dialógico, aprofundando os conhecimentos sobre a receita pública e relacionando ao cotidiano, em uma perspectiva emancipadora.

 

Essa rodada contemplará as relações tributárias e fiscais, bem como o impacto da formação do orçamento público municipal nas políticas públicas decorrentes da participação social, para que se compreendam as leis que regulam a elaboração da receita pública, as diversas formas de arrecadação e a aplicação do dinheiro arrecadado, realizada pelo município.

 

A ação encerra o ciclo das seis formações previstas para 2014/ 2015. Além do tema da arrecadação, foram abordados assuntos como: A Educação Popular e o Orçamento Participativo, O Processo de Licitação e o Orçamento Participativo, Estatuto da Cidade, Participação Social, Plano Diretor, Políticas Públicas e Direitos Humanos.