Formatura finaliza parte do projeto em S.B.Campo

Projeto Mulheres da Paz do Território Silvina encerrou suas atividades com confraternização e homenagens.

 

Por Juliana Fonseca

 

Mulheres Paz

Cerimônia de formatura na Associação de Moradores do Jardim Silvina

 

O Projeto Mulheres da Paz do Território Silvina, em São Bernardo do Campo (SP) passou por mais um importante evento na noite de 27 de fevereiro: a formatura das Mulheres da Paz. Diferente do que se conhece sobre formaturas, a festividade não comemorou o fim de um processo, mas exaltou a formação e as vivências das mulheres ao longo de 2014 e 2015, que as fortaleceram para a continuidade das ações e articulação comunitária necessárias para a prevenção da violência no território.

 

Mulheres Paz 3

Lígia Daher do DPP agradecendo a presença dos parceiro e representantes do poder público ao longo do porjeto e na cerimônia de formatura.

O evento aconteceu na Associação de Moradores do Jardim Silvina e contou com a participação de familiares e amigos das formandas, além de importantes parceiros e representantes do poder público, que contribuíram com o Projeto desde o início; com a equipe do Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, que coordenou o projeto; e com a equipe multidisciplinar do Instituto Paulo Freire, que executou o projeto naquele território.

 

Ao longo de todo o evento o clima não era de despedida, mas de fortalecimento do grupo para continuidade das ações. Em todas as falas, as mulheres demonstraram que hoje se reconhecem mais fortes, melhor informadas, transformadas, prontas para continuar atuando no bairro. Na cerimônia, uma das participantes afirmou que “Nunca será tarde demais para não sermos somente filhas, esposas, mães, donas de casa. Nós já provamos para nós mesmas, que temos a capacidade de ir além. Agora basta apenas nós querermos , e juntas e misturadas ajudar a construir um bairro, uma cidade, um estado e um país melhor do que vivemos hoje. Nunca se esqueçam: o curso acabou, mas nós sempre vamos ser Mulheres da Paz”.

 

No vídeo que exibiu alguns momentos marcantes do ano, a participante Maria Zelia Silva disse que “muitas coisas que eu não sabia, eu aprendi com as mulheres da paz... muitas coisas... muitos lugares que eu não conhecia... os direitos da mulher... agora eu sei os direitos das mulheres, sei as leis, então, foi muito bom”.

 

A participante Carolina Sena da Silva demonstrou que as mulheres estão motivadas a multiplicar o que aprenderam para outras pessoas: “Hoje a gente quer passar o que a gente aprendeu para outras pessoas de baixa renda, para saber lidar com a vida e com a própria dignidade”. A participante Antonia Rosa Dias contou: “muitas mulheres me procuram para saber o que fazer em relação à violência doméstica, quem procurar. A gente dá um incentivo, pede para ligar para o 180. A gente tá vendo resultado porque tá multiplicando mesmo.[...] estamos cada vez mais unidas e quando o projeto acabar a gente vai dar continuidade na comunidade porque é muito importante para nós mulheres[...]”.

 

 Mulheres paz beijo

 

 

 

 

 

 

 

 

Beijo após pedido de casamento.

A formatura também foi repleta de homenagens e cada uma das mulheres teve suas importantes características ressaltadas no momento da entrega dos canudos. O evento foi cheio de energia e de alegrias. ao final, antes da confraternização, até um pedido de casamento aconteceu!

 

Para ver o vídeo, acesse:

 

 

 

Veja também algumas fotos: