Formação sobre Participação Social

IPF e Ney Strozake (MST) discutem participação social com representantes do OP Guarulhos.

Por Letícia Gomes


Aconteceu na última terça-feira (24) a formação sobre participação social realizada no âmbito do Orçamento Participativo Guarulhos (OP Guarulhos), com a presença do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (COP) e de parte dos delegados eleitos. A formação reuniu 82 pessoas no Centro de Educação Adamastor e contou com a participação do advogado e militante Ney Strokaze do Coletivo de Direitos Humanos do Movimento dos Sem Terra (MST).




Essas formações, organizadas com base numa parceria entre o Departamento do Orçamento Participativo de Guarulhos e o Instituto Paulo Freire (IPF), têm como função discutir e construir conhecimentos com os participantes do programa de modo que estes tenham as ferramentas para transformar a própria realidade, construindo uma sociedade mais acessível, igualitária e tolerante. A assessoria do IPF à Prefeitura de Guarulhos completa dez anos em 2015, consolidando-se como elemento histórico na trajetória dos orçamentos participativos, tanto nacional quanto internacionalmente, pois concilia a atividade política dos representantes com sua formação.

O encontro foi aberto pela coordenadora do Departamento de Orçamento Participativo, Kátia Lima, que saudou os presentes e deu informes sobre as próximas atividades do OP. Em seguida, Ney Strozake iniciou sua exposição, apresentando aos participantes a estrutura de funcionamento do aparelho do Estado brasileiro, sua configuração, a divisão de poderes e a inserção do papel do COP em meio a esse cenário. Strozake também buscou trazer uma reflexão sobre participação social com base no Plano Nacional de Participação Social (PNPS), indicando os desafios da conjuntura política para o próximo período. Além disso, o facilitador discorreu sobre a necessidade de construir uma Política Municipal de Participação Social, para que Guarulhos se configure como referência nacional nesse quesito.

Essa formação foi a terceira das seis rodadas previstas para o primeiro semestre de 2015. As temáticas que serão abordadas na sequência serão “Plano Diretor”, “arrecadação de tributos e políticas públicas” e “direitos humanos”.