MOVA-Brasil: Encontro de Educandos na Bahia

Ciranda anima o encerramento do Encontro de Educandos e Educandas do Polo Bahia.




O Encontro de Educandos e Educandas do Polo Bahia aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, na Pousada Central em Feira de Santana/BA, com tema central “Educação Popular em Direitos Humanos”.

Estiveram presentes no evento os dez núcleos que compõem o polo, sendo eles: Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Litoral Norte Agreste baiano, Litoral Sul, Baixo Sul, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavos 1 e 2, Metropolitana de Salvador I e II, com um total de 95 educandos, além dos parceiros locais Paulo Sérgio de Jesus e João Rocha Sobrinho; o articulador social Luciomar Machado; integrante do Fórum de EJA e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Edite Farias; coordenadora pedagógica nacional, Dilene Gonzaga; diretora pedagógica do IPF, Francisca Pinni; a equipe de polo totalizando cerca de 150 pessoas no evento.

O evento aconteceu através de Círculo de Cultura, e a abertura do Encontro iniciou com a fala da coordenadora de polo, Claudiane Batista, que saudou a todos os presentes, e o articulador social Luciomar Machado, destacou que os momentos dos Encontros Regionais e o Estadual, são de trocas experiências e saberes.

O educando participante do X Encontro da Rede MOVA, Augusto Macedo, relatou o seguinte:

“A minha história de vida foi muito difícil, eu tive que sair da casa de meus pais com 8 anos para trabalhar para me sustentar, e com 16 anos eu peguei família, não tive mais tempo de estudar, hoje estou com 61 anos, eu não sabia nem ler e nem escrever até 2014, eu levei esses 61 anos cego guiado pelos outros, hoje eu posso ler através desse projeto MOVA-Brasil, que eu falo com muito orgulho eu passei a enxergar... mas eu disse em Porto Alegre e vou dizer aqui. A oportunidade que eu não tive quando era jovem, que estou tendo agora, enquanto eu viver e existir sala de aula estou lá, não me importa a distância, por que o tempo que eu perdi 61 anos de idade, 5 ou 10 anos que eu viver eu vou aproveitar.”

Durante o Círculo de Cultura do Encontro, aconteceu várias apresentações artísticas como: capoeira, poesia, músicas expressando a cultura da Bahia, exposição de atividades, artesanatos confeccionados pelos educandos, e vários depoimentos sobre suas experiências no Projeto MOVA-Brasil, como vocês podem conferir nos vídeos a seguir:



                     


                    

No dia 26, a professora Edite Farias participou de um diálogo dinâmico sobre Educação Popular em Direitos Humanos, onde a educação se transforma em um instrumento fundamental de exercício e de busca desses direitos. E a partir do diálogo sobre o tema central, os participantes foram divididos em 4 rodas de prosa para discutir propostas de acordo com os seguintes subtemas: Educação no Campo, Segurança Pública, Gênero, Etnia e Diversidade, e Educação Profissional.

Professora Edite Professora Edite e educanda

 

As propostas foram apresentadas na plenária, e todas foram aprovadas pelo exercício livre e democrático através do voto. Em seguida os educandos receberam o certificado de participação do encontro.

   

O Encontro encerrou com uma grande ciranda entre os participantes com o objetivo de resgatar as culturas locais e a infância dos mesmos. Confira um trecho da ciranda, clicando no vídeo abaixo:



Galeria de fotos: