Segundo dia de Conae 2014: Educação é prioridade

Presidenta Dilma Roussef participa da Conferência e reafirma compromisso prioritário com o setor.

Presidenta Dilma Rousseff, na Conae 2014

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Fotos Públicas (20/11/2014)

 

O segundo dia da Conae (20/11) contou com a presença da presidenta Dilma Roussef, que destacou a importância da participação popular no contexto das conferências nacionais. “Esta Conferência é uma vitória e uma conquista da participação popular”, afirmou. “A inclusão social é também a inclusão da participação popular nas políticas públicas. Isso não é uma dádiva do governo, é uma conquista da sociedade e deve ser respeitada.”

Numa referência indireta à Política Nacional de Participação Social, derrotada na Câmara, a presidenta disse: “Sabemos que em regimes democráticos – verdadeiramente democráticos – as políticas relevantes para a população podem e devem ser debatidas diretamente com a sociedade”.

Durante seu discurso, Dilma Roussef reafirmou o compromisso prioritário com a educação em seu segundo governo. “A educação é hoje a prioridade, a prioridade das prioridades, a número um do nosso modelo de desenvolvimento com inclusão social.” E citou políticas aplicadas nos últimos anos: destinação de 75% dos royalties do petróleo; 50% do Fundo Social do pré-sal no setor; sanção sem vetos do Plano Nacional de Educação (PNE), os programas Pronatec e Ciência Sem Fronteiras e o pacto pela alfabetização na idade certa.
 

Sobre a Conae, a presidenta Dilma desejou que os debates e o documento-final sirvam de base para a regulamentação do Plano Nacional de Educação.

O Dia da Consciência Negra (20/11) foi lembrado pelo representante do Movimento Negro no Fórum Nacional de Educação, Raimundo Jorge, que afirmou que a educação é o instrumento para a valorização do povo negro. E que a superação da segregação racial passa pela educação.



Conae

A II Conferência Nacional de Educação acontece até domingo (23/11), em Brasília, e conta com cerca de três mil participantes para discutir os rumos da educação no país. Com o tema norteador “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conae 2014 apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do PNE.