Conferência de Educação começa em Brasília

Participação Popular e homenagem a Paulo Freire marcam abertura da Conae 2014.

Na noite de quarta-feira, 19 de novembro, às 19h, em Brasília, ao som de Bolero de Ravel, tocada por Zé da Viola, teve início a II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014).



Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da rede de ensino, representantes de organizações da sociedade civil e do governo participaram da abertura da Conae 2014, que este ano tem como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

 

O homenageado da noite, apresentado pelo coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, foi Paulo Freire (1921-1997). Patrono da educação brasileira, Paulo Freire, há 50 anos alfabetizou a primeira turma de adultos no município de Angicos, no Rio Grande do Norte. No vídeo mostrado na abertura da Conae, Paulo Freire diz que gostaria de ser lembrado como "um sujeito que amou profundamente as gentes, os bichos, as árvores, a vida".

Chagas lembrou que a Conferência Nacional de Educação Básica, em 2008, foi o início de um processo de participação política e social na educação. Segundo ele, a partir de então, outras conquistas vieram, como  a Emenda Constitucional nº 59/2009, a inserção do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação na constituição brasileira.

Já o ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho ressaltou a importância da mobilização da sociedade civil em todas as etapas da Conae e destacou que importantes políticas sociais criadas no Brasil resultaram de processos de participação social.

Henrique Paim, Ministro da Educação, afirmou o compromisso do governo com o Plano Nacional de Educação e foi categórico em afirmar que a educação vai libertar e emancipar o país.

Entre as autoridades do governo, também estiveram presentes a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

 

 

 

Conae 2014
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50
Brasília (DF)