Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe divulga manifesto

Organização solidariza-se com o povo brasileiro, a pátria de Paulo Freire.

o

Manifesto do Ceaal

Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe em Defesa da Democracia e Contra o Golpe no Brasil

 

     O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe, organização que agrupa 140 instituições que realizam trabalhos de educação, pesquisa, comunicação e apoio organizativo em 21 países de nossa região, solidariza-se, neste momento, com o povo brasileiro, a pátria de Paulo Freire, e rechaça rotundamente as intenções de golpe de estado que, via julgamento político, estão sendo promovidas neste país.


     Paulo Freire, patrono da educação brasileira e primeiro presidente do CEAAL, que sofreu o exílio por causa da ditadura militar de 1964, foi sempre um firme defensor da democracia, da participação, do diálogo e do respeito aos direitos de todas as pessoas, bem como contrário a todas as formas de corrupção, manipulação, autoritarismo e opressão. Nesta mesma perspectiva de uma educação libertadora e humanista, vimos como a conquista da democracia é uma tarefa permanente que supõe não somente o respeito ao Estado de Direito, mas também avançar nos processos de inclusão, justiça social e eliminação das iniquidades, compromisso que o governo da Presidenta Dilma Rousseff, legitimamente eleita, assumiu com firmeza.


     Educadoras e Educadores Populares de todos os cantos de Nossa América rechaçamos, portanto, as manobras legais sem fundamento (como foi demonstrado por juristas brasileiros e de muitos outros países), que buscam desestabilizar a ordem democrática e promover uma forma de golpe de Estado para impor um regime conservador e antipopular. Exigimos o respeito aos direitos e às liberdades do povo brasileiro e de seu governo. Solidarizamo-nos com os setores e organizações que se mobilizam em todo o Brasil em favor da democracia. Comprometemo-nos a apoiar a geração de consciência crítica em nossos países para desmontar a campanha midiática que reforça estas manobras e a seguir aportando à construção democrática e participativa em nossa região latino-americana e caribenha.

 

     Respeito à legalidade democrática! Não ao golpe no Brasil!

 

13 de abril de 2016.


Comitê Diretivo do CEAAL

 

Confira os vídeos de Oscar Jara, presidente do CEAAL; Nélida Céspedes, secretária geral do CEAAL; Sheila Ceccon, coordenadora da Casa da Cidadania Planetária e da UniFreire; Sonia Couto, coordenadora da Centro de Referência Paulo Freire; Luis Omar Dominguez Espinoza, teólogo da Nicarágua; Bel Dominguez, educadora popular; Rosy Zúniga, educadora popular do México e Oscar Aguilar, educador popular do Equador.

 

 

 

Oscar2

Oscar Jara

Nélia

Nélida Céspedes

Sheila

Sheila Ceccon

Sonia

Sonia Couto

Omar

Luis Omar Dominguez Espinoza

Bel

Bel Dominguez

Rose

Rosy Zúniga

Aguilar

Oscar Aguilar