Seminário “Diálogos Impertinentes” realizado em Salvador

Evento aconteceu no dia 29/10 com o tema “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”.

O encontro, realizado em Salvador-BA, foi promovido pelos Coletivos Brasileiro e Baiano do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional (CI) do FSM, com apoio da CUT, Abong, CTB, Governo do Estado da Bahia e Associação Vida Brasil. O objetivo principal do Seminário foi promover o diálogo entre os representantes do Conselho Internacional do FSM e da sociedade civil, na perspectiva de construção conjunta de possibilidades de incidência do FSM no cenário mundial atual.

Ci_FSMSeminário reuniu participantes do Brasil, Peru, Bélgica, Argentina, Russia, Tunísia, Marrocos, Palestina,
Alemanha, Canadá e do povo curdo

O seminário contou com três rodas de diálogo, sendo a primeira realizada na manhã de 29 de outubro e dedicada ao debate sobre as conjunturas regionais e a solidariedade entre os povos. Coordenado por um representante do Coletivo Baiano (Damien Hazard, da Associação Vida Brasil) e uma representante do Conselho Internacional do FSM (Sheila Ceccon, do Instituto Paulo Freire), este primeiro momento de diálogo reuniu reflexões de Mauri Cruz e Luis Henrique Pereira (Brasil), Gina Vargas (Peru), Maria Elena Saludos (Argentina), Hamouda Soubhi (Marrocos), Alaa Talbi (Tunísia), Radwan Ismail (Palestina), Ylmas Orkhan e Gran Ozcan (representantes do povo curdo), Hugo Braun (Alemanha), Francine Mestrum (Bélgica) e Rafael Canet, do Canadá, país que sediará a próxima edição do FSM, que acontecerá de 9 a 14 de agosto de 2016, em Montreal.

CI FSM3 salvador2015Na tarde de 29 de outubro foram discutidos os atuais desafios do FSM e o processo de reestruturação do Conselho Internacional, temas que também foram prioridade na reunião do Conselho Internacional do FSM realizada nos dois dias seguintes (30 e 31 de outubro).

Sheila Ceccon (IPF) explicou que o Fórum Social Mundial nasceu em 2001, em contraposição à lógica capitalista e neoliberal predominante. Lembrou também Milton Santos (2000), que afirmava que a globalização capitalista é uma “fábula”, na medida em que o mundo não foi globalizado para a maioria das pessoas como querem que o vejamos, e que a globalização capitalista é apenas uma ilusão para a maioria dos seres humanos, cujas vidas têm sido progressivamente mercantilizadas.

m

Nestes 15 anos de existência do FSM o cenário mundial mudou muito, mas os desafios a que se propôs enfrentar continuam vivos. Neste sentido, o Conselho Internacional do Fórum tem buscado repensar seu sentido, sua estrutura de funcionamento e suas estratégias de incidência no planeta.

Alguns passos importantes foram dados na reunião realizada em Salvador, onde vários consensos foram construídos. A próxima reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial ficou agendada para o começo de 2016, por ocasião do Fórum Social Temático que acontecerá entre 19 e 24 de janeiro, em Porto Alegre.

CI FSM2 salvador2015Fórum Social Temático acontecerá entre 19 e 24 de janeiro de 2016, em Porto Alegre-RS.