Diretores

Ângela Antunes - Diretora Pedagógica 

angela-antunes1Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Pesquisa sobre gestão democrática da escola pública e sobre pedagogia da sustentabilidade, além de professora e assessora educacional. Licenciada em Letras (1982), Pedagoga (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da Escola – Princípios e Propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002). Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado no ensino fundamental, médio e cursos de suplência. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Francisca Pini - Diretora Pedagógica 

fran piniPossui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1990), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atuou como coordenadora do Curso de Serviço Social na Faculdade de Mauá e foi professora de políticas sociais e movimentos sociais na mesma Faculdade, no período de 2002 a 2012. Integrou a vice-presidência da Região Sul II, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). É sócia-fundadora do Centro de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude Paulo Freire (CEDHECA Paulo Freire). Filiada à Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Sociais. É organizadora do livro Educação, participação política e direitos humanos (Editora Instituto Paulo Freire, 2011); coautora de Educação Popular – Projeto MOVA-Brasil Desenvolvimento e Cidadania (Cadernos de Formação. Instituto Paulo Freire, 2011) e MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Instituto Paulo Freire, 2013). Atualmente é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Moacir Gadotti - Presidente de Honra

moacir-gadotteLivre docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Mestre em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973). Licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional, cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade. Atualmente é presidente de Honra do Instituto.


Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Paulo Roberto Padilha - Diretor Pedagógico

paulo-padilhaDoutor e mestre em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP-2003 e 1998). Sua tese de doutorado intitula-se Currículo Intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. É pedagogo e bacharel em Ciências Contábeis. Possui também formação musical (violão erudito e popular) e teatral, tendo exercido atividades artísticas durante 15 anos. Foi professor efetivo da rede estadual de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado desde em cursos de suplência do ensino fundamental, cursos de magistério e, há 12 anos, como professor universitário em cursos de Pedagogia, pós-graduação Lato Sensu e diversas graduações e licenciaturas. Atualmente é diretor Pedagógico do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações