"Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo", de Paulo Freire

Décimo e penúltimo audiolivro que o Instituto Paulo Freire disponibiliza para você, todas às terças-feiras. Confira!

Extensão Universitária: Para quê?

Em artigo exclusivo, Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, defende a Extensão como “comunicação de saberes (acadêmico e popular)”, tendo a Educação Popular como referencial.

São Paulo dá início à construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

Seminário contou com análise da conjuntura dos desafios da luta pelos direitos humanos no Brasil e apresentou a metodologia participativa e popular de construção do Plano.

Editora do Instituto Paulo Freire disponibiliza gratuitamente e-book

Com mais de 100 mil exemplares vendidos só no Brasil, Moacir Gadotti inspirou-se em Paulo Freire para escrever “Boniteza de Um Sonho”.

portfolio home


bg projetos home

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

bg destaques home

Formação de Conselheiros(as) em Direitos Humanos e Participação Social

O curso propõe realizar estudos sobre a promoção dos Direitos Humanos, além de debater as teorias e práticas que envolvem os conceitos de participação social, participação popular e educação popular. É voltado para representantes dos Órgãos Colegiados (conselhos, comitês, comissões) vinculados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
As formações serão fundamentadas no universo de princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire, contarão com momentos de escuta, de sensibilização e de diálogo com os participantes, partindo de seus contextos de vida e de atuação, desenvolvendo estudos e reflexões prático-teóricas, além de propor desafios e ações de intervenção em suas próprias realidades.

 

O curso terá ao todo 46 horas, sendo 34h de formação presencial e 12h de formação a distância.

 

Participantes: 150 conselheiros/as dos órgãos colegiados da SMDHC
Abrangência: Município de São Paulo
Resultados: Formação de conselheiros e conselheiras integrantes dos colegiados da SMDHC e à equipe da SMDHC. Produção materiais de divulgação, informação e formação.
Publicações: 20 cadernos (sendo 7 cadernos sobre Direitos Humanos e Cidadania, 10 Cadernos dos Conselhos, 3 Cadernos de Orientações)
Parceiros: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social
Período: dezembro de 2014 a dezembro de 2015