Entrega do retrato de Paulo Freire

Uma homenagem ao Centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, no Dia dos(as) Professores(as).

 o

 

19 de setembro de 2021 7

     o

     2021 é o ano de celebração do Centenário de Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira. Nomeá-lo como patrono significou o reconhecimento do que ele representou e representa para a história da educação brasileira. Não há dúvida de que Freire deu uma grande contribuição à educação para a justiça social e à concepção dialética da educação. Ele constitui um marco decisivo na história do pensamento pedagógico mundial.


     Desde o início deste ano, são inúmeras as atividades que têm contribuído para divulgar sua vida e obra; manter vivo seu legado. Empresas, instituições, artistas, professores, alunos têm celebrado os 100 anos de Freire com ações de defesa e afirmação da sua pedagogia. O Instituto Paulo Freire saúda com muito entusiasmo essas iniciativas, apoiando, divulgando, participando e realizando juntamente com todos e todas que se apoiam nos referenciais de Paulo Freire na busca de uma educação humanizadora e transformadora.


    Neste sentido, destacamos aqui uma iniciativa de celebração deste Centenário que vai ao encontro do que Paulo Freire sustentava: que a estética reflete o caminho para chegar-se ao conhecimento pela arte. Assim, práticas artísticas, colaboram nesta construção de sensibilidade para o exercício da cidadania e convivência social.


     A partir da iniciativa de um grupo de brasileiros(as) financiadores(as) e do trabalho do artista plástico, o pintor retratista Luis Mielle, vamos celebrar o Dia dos(as) Professore(as) no ano do Centenário Paulo Freire, com a entrega de uma obra de arte do Patrono da Educação Brasileira - Retrato pintura a óleo sobre tela, com estética realista.


     O retrato, junto das informações dos(as) financiadores(as), será exposto no Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), espaço que acolhe a biblioteca pessoal de Paulo Freire e outros materiais de e sobre ele, e que fica na sede do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.


     O CRPF é reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) como instituição de interesse público e social. Recebeu também títulos da UNESCO, por meio do Programa Memória do Mundo. Conquistou ainda o reconhecimento como acervo de relevância histórica para a memória da América Latina e Caribe e, em 2017, pelo mesmo programa, foi reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade (MoW Internacional). 


    Após a pandemia, o Instituto Paulo Freire retomará as ações de visitação ao CRPF que já recebeu mais de 5.400 pessoas interessadas na vida e obra de Freire, vindas de todos os cantos do Brasil e de mais de 45 países.

 


WhatsApp Image 2021 09 23 at 09.21.21 1Entrega do retrato de Paulo Freire – uma homenagem ao Centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, no Dia dos(as) Professores(as)*

Data: Dia 15 de outubro de 2021 

Horário: das 10h às 11h30 Local:

Centro de Referência Paulo Freire (São Paulo)

Presenças confirmadas: Moacir Gadotti, Luis Mielle, Elifas Andreato, Lutgardes Costa Freire


* Apenas para convidados(as) por conta da pandemia.