Fórum Social Mundial comemora 20 anos e começa no próximo dia 23

Esta edição será virtual e a mais longa já realizada.

o

     FSM logoA edição planetária do Fórum Social Mundial será virtual devido à pandemia e acontecerá de 23 a 31 deste mês de janeiro, com duração de nove dias, o mais longo já realizado nestes 20 anos.


     Esse Fórum pretende assim contribuir significativamente para a consolidação de todas as forças de resistência em defesa de um mundo com justiça social, econômica e ambiental, em um período de agravamento do autoritarismo, da espoliação e da repressão política e social sem paralelo em todos os continentes. Além de dar início às comemorações dos 20 anos do Fórum Social Mundial.


    A Marcha Mundial de Abertura por Direitos, Justiça, Democracia e Bem-Viver acontecerá no primeiro dia do FSM Virtual, 23 de janeiro, e será realizada por meio da difusão de vídeos com depoimentos de lideranças de várias partes do mundo em defesa desses temas e de suas lutas.


   Durante a Marcha, será realizado o Painel Global de Abertura com cerca de seis grandes lideranças sociais e políticas de alcance mundial, sob o lema: Qual o mundo que queremos hoje e amanhã? - Não é o mundo de Davos! Já confirmaram participação: Aminata Traoré (África); Angela Davis (América do Norte); Ashish Kothari (Ásia); Leila Khaled (Oriente Médio); Luiz Inácio Lula da Silva, (América Latina); Yanis Varoufakis (Europa).


    De 24 a 29 de janeiro serão realizados Painéis sobre cada um dos Espaços Temáticos do FSM Virtual e muitas atividades autogestionadas.


     O dia 30 será dedicado a Assembleias de convergências: articulações, ações, lutas e campanhas políticas globais.


    O último dia, 31 de janeiro, acontece a Ágora dos Futuros, atividade na qual os movimentos e organizações sociais de todo o mundo apresentarão suas ações, lutas e campanhas que deverão se estender durante o ano de 2021 até a próxima edição do FSM, que deverá ser sediada no México.


    Saiba mais no site https://wsf2021.net ou no Guia de Participação.


    OBS.: Para participar é preciso criar um usuário no site oficial do evento em https://join.wsf2021.net

 

fsm21