Calendários comemorativos celebram Centenário de Paulo Freire

Diversas organizações lançaram calendários e agendas 2021 para comemorar o legado de Freire.

o

 calendariosetembro

o

Por Janaina M. Abreu


      Até 19 de setembro de 2021, quando Paulo Freire completaria 100 anos, inúmeras atividades em celebração ao Patrono da Educação Brasileira acontecerão no Brasil e em muitas partes do mundo. Cursos, oficinas e palestras, congressos, conferências etc., além de ações junto a escolas, movimentos sociais, nas redes sociais e presencialmente.Como parte dessas comemorações, diversas organizações laçaram calendários e agendas 2021 para comemorar o legado de Paulo Freire.


     O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e a organização Freireando Porto Alegre produziram um calendário temático. Ilustradores, cartunistas e um grafiteiro, 12 artistas visuais do Rio Grande do Sul, doaram suas produções para o calendário, que está disponível aqui para download.


 cepe  A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) também lançou um calendário que pontua a história, legado e bandeiras defendidas por Paulo Freire ao longo dos seus 76 anos. O calendário conta com fotos assinadas pelos fotógrafos Jarbas Oliveira, André Teixeira, Diego Nigro, Rivaldo Gomes, Teresa Maia, Gabriela Romeu, Hélia Scheppa, Bruno Kelly, Sergio Amaral, Paulo Mumia, Hassan Santos e traz na contracapa os dez desenhos criados pelo artista plástico Francisco Brennand para o Programa Nacional de Alfabetização (PNA), criado em 1963 e coordenado por Paulo Freire. O Calendário 2021 da Cepe será doado para instituições e escolas das redes públicas de ensino. Também será dado como brinde nas compras acima de R$ 50,00 realizadas nas livrarias da Cepe Editora. Saiba mais.

Agenda   

    O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App-Sindicato) elaborou para 2021 uma agenda especial para a categoria e em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire, que traz em suas páginas muita inspiração e histórias da educação. Cada pensamento faz menção ao patrono da educação e cada ilustração mostra a garra pela bandeira da educação pública no Paraná. Saiba mais.


     Outro belo calendário foi o produzido pela Nova Escola, onde encontram-se ilustrações inéditas de Veridiana Scarpelli e uma seleção de frases de Paulo Freire. É uma pílula de esperança em cada folhinha. Disponível aqui para download.


     Saiba mais sobre o Centenário de Paulo Freire e as atividades organizadas para 2021 em: www.centenariopaulofreire.org

 

#PauloFreire #PauloFreireSim #PauloFreireSempre #PauloFreireVive #PauloFreirePresente #PatronodaEducaçãoBrasileira #CentenárioPauloFreire #ElzaFreire #InstitutoPauloFreire #Educação #DireitosHumanos #Moacir Gadotti #EaD #EaDFreiriana #ipftv #cursoonline #Ensino #Aprendizagem #Pedagogia