[São Paulo] Abertas as inscrições para o Curso Conselhos de Escola, Crece e Grêmios Estudantis

Realizado pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com SMDHC de São Paulo e CRECE Central, o curso tem início em 9 de dezembro.

o

Posts 01 1

0

 

     O ano de 2020 nos mostrou, com mais evidência, a necessidade de fortalecer a democracia e a promoção dos direitos humanos na escola. Qual o papel dos Conselhos de Escola, dos Grêmios Estudantis, dos Conselhos de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) para construir a escola que queremos? Neste curso, vamos conversar sobre estas e outras questões importantes para que tenhamos uma escola melhor.


Quem pode participar?

     Para participar é preciso ter 12 anos ou mais e é necessário ser, preferencialmente, representante de Conselho de Escola, de Grêmio Estudantil ou de CRECE das escolas vinculadas aos CRECEs de Pirituba, Freguesia do Ó/Brasilândia, Tremembé/Jaçanã. As vagas são preferencialmente para essas regiões e são para representantes dos segmentos dos alunos e dos familiares. Se o aluno(a) ou pai, mãe, familiar ainda não é representante de um desses colegiados, mas deseja participar futuramente, também pode se inscrever no curso. Em não sendo preenchidas por esses segmentos, serão abertas para funcionários das escolas públicas das três regiões. Se ainda assim, as vagas não forem preenchidas, então, serão aceitas inscrições de outras regiões da cidade.

     Será necessário que o participante tenha alguma forma de acessar a plataforma do curso e as videoaulas por algum computador e possa participar das lives de diálogo e reflexão coletiva.


Como vai ser o curso?

     O curso será totalmente online. Serão seis videoaulas que ficarão disponíveis na plataforma do curso. Além das videoaulas, haverá 8 "lives": uma de lançamento, uma live sobre cada videoaula, e uma de encerramento. As lives acontecerão às terças ou quintas-feiras, das 19h às 20h. Posteriormente, indicaremos os dias.


Temáticas do curso

- Primeira videoaula: CRECE, CE, Grêmio Estudantil: o que é, estrutura e funcionamento, legislação, constituição etc.

- Segunda videoaula: Educação em direitos humanos e marcos legais

- Terceira videoaula: Educação em direitos humanos e rede de proteção social

- Quarta videoaula: Indicadores de qualidade da Educação Infantil

- Quinta videoaula: Indicadores de qualidade do Ensino Fundamental

- Sexta videoaula: Participação, democracia e direitos humanos em conselhos


Vagas

     25 VAGAS para o segmento de familiares e 15 VAGAS para o segmento de alunos por região.


Posts 02 2Como fazer a inscrição?

     Para fazer a inscrição, acesse este link https://bit.ly/creceipf e preencha o formulário.


Período do curso

     O mês de novembro de 2020 será dedicado à divulgação e organização das turmas. A live de lançamento será dia 9 de dezembro, às 19h30. As videoaulas ficarão disponíveis a partir do lançamento do curso até 15 de janeiro de 2021 e poderão ser acessadas no melhor dia e horário para cada participante. As lives serão na segunda quinzena de janeiro até final de fevereiro de 2021. Apenas no dia e horário das lives, o cursista deverá se conectar para participar dos diálogos. O curso vai se encerrar em fevereiro de 2021.


Certificação

     Ofereceremos CERTIFICAÇÃO DE 36 HORAS. Receberá certificado quem tiver 75% de frequência nas atividades do curso.


Quem oferece o curso?

REALIZAÇÃO: Instituto Paulo Freire 

PARCERIA: SMDHC São Paulo, CRECE Central 

APOIO: Mandato do vereador Eliseu Gabriel

 

Preencha o Formulário de inscrição em: https://bit.ly/creceipf

Quaisquer dúvidas, envie mensagem para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

#PauloFreire #PauloFreireSim #PauloFreireSempre #PauloFreireVive #PauloFreirePresente #PatronodaEducaçãoBrasileira #CentenárioPauloFreire #InstitutoPauloFreire #EaDFreiriana #Educação #DireitosHumanos #CRECE