Instituto lança Memorial Virtual Paulo Freire

Um portal de entrada para que as pessoas possam conhecer ou aprofundar seu estudo na vida e obra do educador, patrono da educação brasileira.

o

Memorial PF

o

     Alfabetização. “Não me interessava apenas que alfabetizando aprendesse de cor a ler ou a juntar pedaços de sílabas para depois constituir palavras e ler com dificuldade, escrever um bilhete etc. O que me interessava era juntar as duas leituras básicas: a leitura do mundo e a leitura da palavra. E aí está toda a força política de uma proposta como esta.” 

 
     Este é um dos verbetes do Glossário audiovisual que compõe o Memorial Virtual Paulo Freire lançado na manhã desta terça-feira (28/07), numa transmissão ao vivo, com a participação de Anderson Alencar, professor e coordenador do Projeto pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE, Ângela Biz Antunes, diretora e coordenadora do projeto pelo IPF, e Moacir Gadotti presidente de honra do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire. 

 
     Ali, é possível ainda ouvir e/ou ver o próprio Paulo Freire falando sobre amor, educação, escola, professor. São mais de trezentos verbetes, em diferentes temáticas tanto educacional como experiências de vida compartilhadas por Freire.

 
    “Este acervo para mim é único, no sentido que traz algo mais que a palavra escrita; traz o olhar, a fala, os gestos, que são elementos fortes, que têm imenso peso na hora de entender a obra de alguém”, disse o professor Moacir Gadotti na abertura do lançamento. 

 
     Em sua fala, que foi acompanhada por mais de 200 pessoas, conectadas, participando do chat, o professor Moacir Gadotti destacou o compromisso e a continuidade da equipe envolvida neste “lançamento histórico. Um trabalho coletivo de memória, quero mostrar a complexidade, a enormidade da obra de Paulo Freire no Brasil e no mundo. Portanto, se trata menos de homenagear Paulo Freire, e mais de reinventá-lo”, concluiu Gadotti.

 
     O Memorial Virtual Paulo Freire é um projeto do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) – que faz parte das ações em comemoração ao Centenário Paulo Freire, em 2021 – e servirá como portal de entrada para que as pessoas possam conhecer ou aprofundar seu estudo na vida e obra do educador. 


 
A presença do educador Paulo Freire na web


     Paulo Freire foi um educador nascido na década de 1920, reconhecido internacionalmente e tornado Patrono da Educação Brasileira em 2012. Mais que um método de alfabetização de adultos, ofereceu uma teoria do conhecimento e deixou um legado que hoje atravessa, cruza e rompe fronteiras. Seu pensamento continua presente e sendo atualizado em diversas áreas do conhecimento. 

 
     Durante o lançamento do Memorial, o professor Anderson Fernandes Alencar, coordenador do projeto e coordenador geral do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), unidade Acadêmica de Garanhuns, da UFAPE, contou que o Memorial é fruto da parceria do Instituto Paulo Freire e a Universidade Federal Rural de Pernambuco e, a partir do final de 2019, com a UFAPE, a partir de dois projetos: um projeto de extensão e outro de pesquisa no âmbito iniciação científica, com o envolvimento de muitos de seus alunos(as) e orientandos(as).


      Alencar explicou que foram quase dois anos de trabalho para criar um espaço para integrar as diversas tecnologias ligadas à memória de Paulo Freire, já desenvolvidas pelo Instituto Paulo Freire, desde 2012, mas que estavam dispersas. “A ideia do Memorial é ter as multiplataformas em um único espaço. Um trabalho de grande responsabilidade: democratizar ainda mais o acesso à materiais de e sobre Paulo Freire. É a nossa contribuição, como Universidade, para a transformação da sociedade”, disse. Ele apresentou o Memorial que está estruturado nas seguintes seções: Conheça Paulo Freire, Linha do Tempo, Biblioteca, Glossário, Acervo e Instituto Paulo Freire e pode ser acessado, a partir de hoje, em: http://memorial.paulofreire.org.

   


MEMORIAL VIRTUAL PAULO FREIRE - http://memorial.paulofreire.org


Clique aqui e assista à gravação do lançamento do Memorial Virtual Paulo Freire.