Sesc TV lança trajetória de Paulo Freire em série

"Paulo Freire, um homem do mundo": são cinco episódios, dirigidos pelo cineasta Cristiano Burlan.

o

 WhatsApp Image 2020 04 03 at 20.06.23 1

 

0


      O SescTV lançou, no dia 1o de abril de 2020, a série documental "Paulo Freire, Um Homem do Mundo", com direção de Cristiano Burlan. São cinco episódios que rememoram a vida e a obra do de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), que é referência mundial na educação.

 

      Inicialmente, o lançamento da série estava programado para dia 17 de março, com palestra e debate, durante o III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura: Por uma Educação Pública Transformadora. Com a impossibilidade dos convidados estrangeiros participarem e também por conta das recomendações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações, o lançamento foi cancelado. 

 

      Paulo Freire, que em 2012 recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira, tem sua trajetória revisitada em cinco episódios, de 52 minutos cada, que mesclam depoimentos de familiares, colegas de profissão e amigos íntimos do educador.

 

“A formação do pensamento” - O programa investiga a formação de Paulo Freire e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos.

 

“As 40 horas de Angicos” - Dirigido por Cristiano Burlan, este episódio traz a experiência de alfabetização, liderada por Paulo Freire, em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte. Revisita a cidade, reencontra os ex-alunos, os professores e traz, ainda, depoimentos de Freire.

 

“O exílio” - O episódio retrata a experiência de Paulo Freire durante o exílio na Suíça, o quanto essa vivência repercutiu em seu trabalho e traz, ainda, seus depoimentos e de pessoas com as quais conviveu.

 

“Do Pátio do Colégio à pedagogia do oprimido” - A chegada de Freire do exílio retratada em entrevistas com profissionais que comentam sua trajetória a partir dessa volta.

 

“O mundo não é, está sendo” - O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação com o outro.  Traz luz à cena do teatro sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais através dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.

 

      Confira em: https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire


#InstitutoPauloFreire #PauloFreireSempre #PauloFreire #PauloFreireVive #PatronodaEducaçãoBrasileira