Bloco Cupinzeiro, com samba do Carnaval 2020, homenageia Paulo Freire

‘Esperançar por este chão’ é o nome do samba que estará nas ruas no Carnaval deste ano em Campinas (SP).

o

06 artecupinzeiro

o


     Com o samba intitulado ‘Esperançar por este chão’, o tradicional Bloco do Cupinzeiro homenageará o educador Paulo Freire no Carnaval deste ano em Campinas (SP). Na segunda-feira (24/02), sairá pelas ruas da cidade com um grande desfile carnavalesco em homenagem ao patrono da educação brasileira.

 

     O Bloco Cupinzeiro surgiu em 2002 e é parte do Núcleo Cupinzeiro, que há 18 anos produz pesquisa e criação acerca da música popular brasileira. O Bloco sai há 17 carnavais e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.

 

     Nas ruas o Bloco defende o acesso à cultura e a ocupação dos espaços públicos com arte. A cada ano um tema diferente é escolhido para compor o samba e criar o desfile. Em 2016 saiu em defesa da luta anti-manicomial, em 2017 saiu em defesa dos movimentos sociais de luta por moradia, em 2018 em defesa dos rios e dos povos.

 

     No Carnaval deste ano, a concentração do bloco será no dia 24/02, segunda-feira de carnaval, a partir das 15h, na Rua José Martins, nº 738, Praça do Coco. Uns trinta minutos antes da saída do bloco, os integrantes do Cupinzeiro com apoiadores, padrinhos, madrinhas, irão se reunir para confeccionar cartazes com frases e imagens de Paulo Freire, tendo em vista colorir esse carnaval-protesto. A proposta de cores para se vestir esse ano é: amarelo e laranja.  

 

     Clique aqui e veja o clipe de divulgação do samba.