Jornadas em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire

Atividade tem início no dia 23 de agosto, com participação gratuita e vagas limitadas.

 

o

 CardPauloFreireok

o

     Abertas as inscrições para o primeiro encontro das Jornadas em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire, que acontece dia 23 de agosto de 2019, às 18h30, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

    “Tecendo Esperanças com Paulo Freire: Educação e Direitos Humanos” é o tema da primeira atividade, que terá a participação dos professores Balduino Andreola, Sérgio Haddad, Danilo Streck e da Deputada Federal Maria do Rosário. A atividade é gratuita, as vagas são limitadas, com inscrição prévia aqui.

 

      As Jornadas em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire resultam de uma ação conjunta proposta pela deputada Maria do Rosário, com o Comitê Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso), Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, Fundação Friedrich Ebert Stiftung e a Cátedra Paulo Freire da Unesco no Brasil.

 

     No Brasil, grande parte dos documentos curriculares e das regulamentações produzidas nos últimos anos para a educação nacional não mencionam o pensamento de Paulo Freire nem mesmo indicam uma abordagem que aponte para a construção de uma prática crítica e emancipatória. Preocupada com este contexto, foram criadas as “Jornadas em Defesa do Pensamento de Paulo Freire” com o objetivo de resgatar a memória e o legado deste pensador brasileiro.

 

       Apoiam a organização das Jornadas as seguintes entidades: UFRGS, UFCSPA, Seção Sindical ANDES UFRGS, ADUFRGS Sindical, Teia – Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, Coletivo Feminino Plural, CPERS, Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) , Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe (CEAAL), Fórum Mundial de Educação, Setor de Educação do MST, Setorial de Educação do PT-RS, Fórum Mundial de Educação, Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), Café com Paulo Freire, Fórum Gaúcho de Educação Infantil, Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), Movimento De Educação Popular (MEP), Centro Cultural Marli Medeiros, Centro de Triagem da Vila Pinto, Escola de Educação Vovó Belinha, Associação Mães e Pais pela Democracia, Sindicato dos Professores Leopoldense (SEPROL), Poiesis, Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

 

Serviço

Jornadas em Defesa da Educação Democrática e do Pensamento de Paulo Freire – “Tecendo Esperanças com Paulo Freire: Educação e Direitos Humanos”

Data: 23/08/2019

Horário: 18h30 às 21h

Local: FACED/UFRGS - Sala 102 (Av. Paulo Gama, 110, POA-RS)

Inscrições: https://bit.ly/2ySKYUR

 

#InstitutoPauloFreire #PauloFreire #PauloFreireSempre #PatronodaEducaçãoBrasileira