Lançado mais um e-book pelo Instituto Paulo Freire

‘A Economia ao Alcance de Todos’ tem artigos produzidos pelos participantes do curso ministrado pelo economista Ladislau Dowbor.

o

FACE

o



     Oito participantes do primeiro curso de 2019, oferecido pela EaD Freiriana, ‘A Economia ao Alcance de Todos’ – Por uma Pedagogia da Economia, acabam de lançar um e-book produzido pelo Instituto Paulo Freire, intitulado A Economia ao Alcance de Todos.


     O E-book é composto por sete artigos produzidos pelos participantes do curso. São eles:  “Sociedade brasileira em crise: causas e caminhos possíveis”, de Artidônio Araújo Filho e Silvana Maria Jacinto; “A miséria ronda a porta do brasileiro”, de Carla Boechat Lode; “Matemática e economia: subsídios para a educação popular na era do capital improdutivo”, de Danila Ribeiro Gomes; “Um olhar sobre a educação crítica: como a matemática financeira pode contribuir com a educação financeira”, de Darliton Cezario Romão; “Educação e economia com superações ao alcance de todos”, de José Joaquim Lopes Gomes; “Trabalho e educação na perspectiva libertadora”, de Manoel Pinto Santos; “Substância anterior da nova arquitetura de poder: hegemonia e ausência de embates”, de Thiago Clemente Levada Neves. O e-book foi organizado por Paulo Roberto Padilha e Janaina Abreu; prefaciado pelo professor Ladislau Dowbor e posfaciado pelo professor Arlindo Manuel Esteves Rodrigues.


     Sobre os artigos e autores, no prefácio, Ladislau Dowbor escreveu: “Os artigos aqui apresentados são desiguais, e eu como professor poderia passar uma boa tarde discutindo formas e conteúdos. Mas possuem todos uma virtude em comum: são autores que não têm medo de expor as suas interpretações, sistematizando as ideias que o curso lhes sugeriu. É assim que se constrói conhecimento, sem medo de passos dados em áreas novas, ainda que inseguros. E tem mais, no conjunto, todos mostraram que captaram as ideias-chave do curso, e isso me torna profundamente grato.”


     O curso ‘A Economia ao Alcance de Todos’ – Por uma Pedagogia da Economia foi realizado de 5 de fevereiro a 26 de março de 2019, com 15 videoaulas sobre Educação e Economia, 100% online, que objetivaram contribuir para esclarecer e fazer chegar a todas as pessoas como a riqueza do mundo, produzida pelo trabalho, é capturada pelos bancos e seus intermediários financeiros para investir apenas em capital especulativo. Ao participar deste curso, o(a) cursista teve a compreensão sobre o funcionamento da economia; passou a entender seus conceitos fundamentais que estão presentes na nossa vida cotidiana, mas que quase nunca são explicados nas escolas e na sociedade em geral.


     A certificação para quem participou do curso e produziu artigo foi de 75 horas.


     Clique aqui e baixe o e-book 'A Economia ao Alcance de Todos'.

 

#EaDFreiriana  #InstitutoPauloFreire  #PauloFreireSempre  #PatronodaEducaçãoBrasileira